Radwanska domina, leva título em Miami e amplia sina de Sharapova 

A polonesa Agnieszka Radwanska ampliou a boa sequência na temporada 2012 e conquistou um dos torneios mais importantes do circuito feminino de tênis. Neste sábado, a atleta, quarta colocada do ranking da WTA, superou a russa Maria Sharapova, a segunda, na final do Premier de Miami. A vitória veio em sets diretos de 7/5 e 6/4.

O resultado amplia uma sina de Sharapova no ano. Antes, ela já havia perdido as outras duas finais de que participou - sempre em torneios importantes, no Aberto da Austrália e em Indian Wells. Em 2011, a russa conquistou dois títulos (em Roma e Cincinnati), porém falhou na decisão da competição mais importante que disputou, em Wimbledon.

Radwanska, por sua vez, conseguiu o segundo troféu somente nesta temporada. Em boa fase, ela já tinha conquistado em 2012 o Premier de Dubai, com vitória sobre a alemã Julia Goerges na decisão, e chegado às semifinais em Sydney e Doha.

As europeias fizeram um confronto equilibrado neste sábado em Miami, porém Radwanska sempre se mostrou mais regular. A vitória caiu nas mãos da polonesa também porque ela aproveitou melhor as chances que teve para vencer o serviço adversário. Em quatro oportunidades, conseguiu duas quebras. Já Sharapova teve três break-points, mas não converteu nenhum.

A vitória neste sábado ainda faz Radwanska se aproximar da checa Petra Kvitova na terceira colocação do ranking mundial. Já Sharapova, que no ano passado também foi vice-campeã em Miami, perde a chance de encostar na bielorrussa Victoria Azarenka, que lidera a lista da WTA, mas foi eliminada nas quartas de final pela francesa Marion Bartoli e perderá pontos por causa disso.

Mesmo com o título, o retrospecto do confronto ainda aponta larga vantagem para a tenista russa. Agora são nove jogos entre as duas, com sete vitórias de Sharapova. A outra vitória de Radwanska ocorreu no Aberto dos Estados Unidos de 2007.