Djokovic oscila, mas vence em três sets e encara Almagro nos EUA

O sérvio Novak Djokovic avançou mais um passo na chave do Masters 1000 de Indian Wells nesta quarta-feira e assegurou vaga nas quartas de final do torneio americano. Depois de um início arrasador, o número 1 do planeta oscilou mais do que o esperado, mas conquistou a vitória por 2 sets a 1, com parciais de 6/0, 6/7 (5-7) e 6/2, e seguiu adiante para aquele que deve ser seu primeiro grande teste na competição: o espanhol Nicolás Almagro.

Djokovic não teve o menor problema no primeiro set da partida contra o espanhol que atualmente aparece na colocação 49 do ranking da ATP. Ele venceu 26 dos 37 pontos jogados, não teve seu saque ameaçado em nenhuma ocasião e rapidamente (27 minutos) fechou a parcial com um 6/0 até certo ponto inesperado para uma partida de oitavas de final de Masters 1000.

O segundo set, entretanto, foi muito mais equilibrado, seja por um provável relaxamento de Djokovic ou por uma subida do nível de jogo de Andujar. O espanhol passou a colocar o saque do melhor do mundo em perigo em diversas ocasiões (foram sete break points no total), mas o sérvio soube se defender e se recuperar para manter os games de serviço.

Em contrapartida, o cabeça de chave 1 de Indian Wells não conseguiu chegar nem perto de vencer o serviço do adversário, e a decisão saiu no tie-break. Andujar levou a melhor: abriu 6-3 e, embora tenha perdido dois set points em seu saque, fechou a disputa na sequência por 7-5.

Djokovic voltou mais ofensivo para a parcial decisiva e logo de cara venceu o saque do espanhol e abriu 2/0 na sequência. Com uma quebra na frente, o sérvio apenas administrou o confronto até voltar a derrotar o serviço adversário no sétimo game, fazer 5/2 e sacar para enfim selar a classificação em duas horas e 16 minutos.

Este foi o segundo duelo entre os dois tenistas, e Djokovic levou a melhor sobre o espanhol pela segunda vez. Cinco anos atrás, no Torneio de Umag, o sérvio conseguiu um triunfo igualmente fácil no saibro croata: 6/1 e 6/3.

Djokovic, que perdeu seu primeiro set no Masters 1000 californiano, se classificou às quartas de final, quando encarará um tenista de mais expressão no circuito da ATP. O sérvio pegará Nicolás Almagro, 12º favorito, que conseguiu uma vitória expressiva sobre o checo Tomas Berdych, sétimo do ranking.

Almagro elimina Ferrer

Berdych e Almagro haviam protagonizado um episódio marcante oitavas de final do Aberto da Austrália deste ano, quando o checo levou uma bolada do espanhol e, depois de vencer a partida, se recusou a apertar a mão do adversário.

No reencontro entre eles, Almagro se "vingar" e se classificar com um triunfo por 6/4 e 6/0, reduzindo também a diferença no retrospecto com Berdych. Até hoje foram oito jogos entre eles, e esta foi a terceira vitória do espanhol.

Almagro nunca conseguiu vencer sequer um set contra Djokovic em dois duelos já realizados. No primeiro, abandonou durante a disputa do Masters Series de Roma de 2008 quando perdia por 6/1 e 1/0 pelas quartas de final; depois, em 2011, foi eliminado na fase de oitavas do Aberto da Austrália de 2011 por 6/3, 6/4 e 6/0.