Meia do Arsenal dá susto e sai de maca, mas time vira sobre Liverpool

Em uma partida que incluiu um pênalti perdido, um susto com um jogador desacordado no gramado e um gol nos acréscimos, o Arsenal conseguiu uma virada sobre o Liverpool por 2 a 1, fora de casa, pelo Campeonato Inglês. A equipe de Londres viu o rival desperdiçar uma penalidade máxima no primeiro tempo e sacramentou a vitória nos acréscimos do segundo, com o holandês Robin Van Persie.

O clássico foi marcado por um susto envolvendo o meia do Arsenal Mikel Arteta, 29 anos. Aos 3min do segundo tempo, ele acidentalmente se chocou contra o meia Jordan Henderson, do Liverpool, e caiu no gramado. O espanhol recebeu um golpe no maxilar e ficou desorientado. A comissão médica entrou no campo para atender o jogador e a retirada dele demorou quatro minutos, o que gerou certa preocupação entre os atletas.

Após ser imobilizado, Arteta deixou o campo de maca e usava uma máscara de oxigênio nesse momento. Ele foi bastante aplaudido pelos torcedores, embora tenha defendido entre 2005 e 2011 o Everton, rival da mesma cidade do Liverpool. Segundo apontam os sites das emissoras britânicas Sky e BBC e do jornal The Guardian, ele teve uma "concussão severa". Não havia informações mais precisas até a conclusão do jogo.

O espanhol foi substituído pelo francês Abou Diaby, que logo em sua primeira participação arriscou um chute e quase alterou o placar de 1 a 1. O segundo tempo, porém, teve menos chances de gol que o primeiro e parecia que terminaria com o marcador empatado até Van Persie voltar a mostrar por que é o artilheiro do Inglês.

O holandês recebeu um lançamento de Song aos 47min do segundo tempo e bateu de primeira, com a perna esquerda, para marcar pela segunda vez no duelo e pela 25ª no campeonato. O primeiro do dia havia ocorrido aos 31min da primeira etapa, quando se antecipou ao zagueiro Carragher e cabeceou para as redes, aproveitando cruzamento do lateral direito Sagna.

Antes, o Liverpool dominava inteiramente o confronto e poderia ter aberto vantagem de 2 a 0. Aos 18min, Luis Suárez driblava o goleiro Szczesny quando sofreu pênalti, que seria desperdiçado por Kuyt - o arqueiro defendeu a cobrança e também o rebote, à queima roupa.

Cinco minutos depois, Szczesny não teve o que fazer quando um cruzamento de Henderson terminou com o zagueiro Koscielny tentando cortar e empurrando a bola para suas próprias redes.

O Arsenal reagiria, no entanto, para chegar aos 49 pontos e se manter na quarta colocação do Inglês. O clube tem três de vantagem para o Chelsea, que visita o West Bromwich ainda neste sábado e pode se igualar ao rival.

A zona de classificação à próxima edição da Liga dos Campeões da Europa se fecha exatamente no quarto colocado, e o Liverpool ficou mais longe desse grupo com a derrota. O time soma 39 pontos e ocupa o sétimo lugar, mas tem uma partida a menos que o Arsenal.

Neste sábado, os mandantes não puderam contar com o meia e capitão Steven Gerrad, que está lesionado. O jogador, no entanto, esteve presente no Estádio Anfield Road, no qual entrou antes da partida com o troféu da Copa da Liga Inglesa, conquistado há cinco dias depois da vitória nos pênaltis na final diante do Cardiff, da segunda divisão local.

Liga Europa O Terra irá exibir ao vivo via internet para o Brasil todas as partidas da Liga Europa da Uefa nas temporadas de 2012/2013, 2013/2014 e 2014/2015, sendo o único meio de comunicação do País a transmitir ao vivo os 205 jogos da competição. As transmissões serão disponibilizadas em alta definição (HD) e padrão standard, inclusive para tablets e smartphones.