Youzhny barra zebra na final e conquista ATP de Zagreb

O russo Mikhail Youzhny impediu que o azarão Lukas Lacko surpreendesse também na final do ATP 250 de Zagreb neste domingo. Mais experiente, o ex-top 10 derrotou o rival responsável por eliminar três cabeças de chave ao longo da competição, venceu a decisão por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 6/3, e faturou seu oitavo título na carreira.

Youzhny, 29 anos e atualmente na posição 39 do ranking da ATP, não teve problemas para superar Lacko, número 97 do mundo. O triunfo - o quarto sobre o eslovaco em quatro confrontos já realizado entre eles - demorou apenas uma hora e dez minutos para ser confirmado.

Terceiro cabeça de chave, Youzhny frustrou o surpreendente Lacko, 24 anos, que havia alcançado a final com grande embalo. O eslovaco havia superado ao longo do caminho o russo Alex Bolgomolov Jr (segundo favorito), o holandês Robin Haase (sétimo) e o cipriota Marcos Baghdatis (sexto), respectivamente nas fases de oitavas, quartas e semifinais.

O experiente russo não levantava um título de nível ATP desde 2010 - há mais de 16 meses - e reconheceu que seu momento de glórias no circuito já passou. Mesmo assim, comemorou muito o título na cidade croata.

"É difícil comparar o meu nível de hoje com o dos anos anteriores, na verdade é impossível. Mas com certeza fiz nesta decisão a minha melhor partida no torneio", destacou Youzhny.