Van Persie dá show, Arsenal faz 7 no Blackburn e encerra jejum

O Arsenal parece ter começado a espantar a má fase no Campeonato Inglês, onde é mero coadjuvante, até aqui. Jogando em casa, no Emirates Stadium, a equipe londrina atropelou o Blackburn por 7 a 1 e encerrou incômodo jejum de quatro jogos sem vitória, neste sábado. O placar elástico foi construído graças ao artilheiro Robin Van Persie, autor de três gols, e pela revelação Alex Oxlade-Chamberlain, 18 anos, com dois tentos - Arteta e Henry completaram, com Pedersen descontando para os visitantes.

Com o massacre, a situação do Arsenal no Inglês pode mudar, caso os adversários tropecem nesta rodada. Com um jogo a mais, a equipe assume provisoriamente o quinto lugar, com 40 pontos, dois a menos que o Chelsea, que encara o clássico contra o Manchester United neste domingo e que ocupa a última vaga na zona de classificação à próxima Liga dos Campeões.

Logo a 1min, o artilheiro do Campeonato Inglês entrou em ação, ao mandar para as redes cruzamento de Theo Walcott. Os visitantes, que figuram na zona de rebaixamento, empatariam aos 18min, em bela cobrança de falta de Morten Gamst Pedersen.

Mas em dois minutos, a dupla Van Persie-Chamberlain daria tranquilidade aos londrinos. Aos 37min, o holandês completou novo cruzamento de Walcott, em jogada semelhante ao primeiro gol. Logo depois, foi a vez do garoto marcar seu primeiro gol como profissional. Para piorar a situação, o lateral Givet foi expulso, deixando as alas do Blackburn ainda mais vulneráveis.

Na volta do intervalo, o meia Mikel Arteta cobrou falta com categoria e fez o quarto, aos 5min. Três minutos depois, Oxlade-Chamberlain anotaria o quinto. E novamente muito bem servido, Van Persie fez seu terceiro gol no jogo (é artilheiro isolado do campeonato, com 22 gols) e o sexto do Arsenal. Henry, que havia entrado no segundo tempo, recebeu passe açucarado matador holandês e deixou o seu - o segundo, desde que voltou ao clube -, já nos descontos do jogo.