Ferrari lança seu carro para 2012 e enfrenta críticas em relação a aparência

Escuderia italiana afirmou que modelo não é "esteticamente agradável"

Com o lançamento do carro cancelado por causa do péssimo tempo na Itália, a Ferrari lançou nesta sexta-feira, em seu site oficial, o carro para a temporada de 2012 da Fórmula 1. Com as fotos e especificações técnicas do F2012 divulgadas, a principal novidade é o novo formato do nariz do carro, que tem um degrau (o chamado "bico de ornitorrinco"). A própria escuderia italiana disse que a estrutura modificada não é "esteticamente agradável", mas necessária devido às novas regras da F1 com relação à altura máxima do bico.

A categoria determinou que para 2012 a altura máxima do bico deve ser 55 cm - apesar disso, o monocoque segue com a altura de 62,5 cm. Por isso, o uso do "bico de ornitorrinco", com um degrau, deu o tom dos lançamentos até aqui: Caterham e Sauber também utilizarão a estrutura nesta temporada em seus novos modelos. Já a McLaren optou por um nariz convencional.

No comunicado oficial de lançamento do carro, em seu site oficial, a escuderia adotou um tom de explicação para os fãs - alguns deles, inclusive, já criticaram a aparência do F2012 no Facebook, onde a equipe também divulgou fotos. A Ferrari disse que "foi um jeito de levantar a parte de baixo do chassi o máximo possível, por razões aerodinâmicas".

Além da já polêmica parte frontal, o novo carro tem mudanças em vários outros pontos, como a posição dos escapamentos, as laterais redesenhadas e a traseira mais estreita. Como a F1 proíbe modificações de componentes internos do motor para melhorar o desempenho, o motor de 2012 é apenas uma "evolução" do modelo utilizado no ano passado, afirmou a escuderia.

O F2012 é o 58º carro de Fórmula 1 construído pela Ferrari e seguiu a tradição da equipe de ser nomeado de acordo com seu ano de fabricação. O espanhol Fernando Alonso e o brasileiro Felipe Massa serão os pilotos titulares que guiarão o novo modelo nesta temporada.