ASSINE
search button

Tênis: Azarenka perde set, mas vence top 10 e sonha com ponta do ranking 

Compartilhar

A campanha arrasadora da bielorrussa Victoria Azarenka na edição 2012 do Aberto da Austrália chegou ao fim em partes na madrugada desta terça-feira (horário de Brasília). Pela primeira vez no torneio, a terceira colocada do ranking mundial perdeu um set, mas reagiu o tempo de bater a polonesa Agnieszka Radwanska, a oitava. As parciais foram de 6/7 (0-7), 6/0 e 6/2 em duas horas e um minuto de partida.

Antes de desafiar Radwanska, Azarenka havia perdido apenas 12 games nos quatro jogos feitos em Melbourne. Nas quartas de final, ela teve mais dificuldades, porém se destacou com 39 bolas vencedoras, contra apenas 16 da adversária. Em erros não forçados a disputa foi parelha, com 31 para a polonesa e 38 para a bielorrussa.

Com esses números, Azarenka chegou à segunda semifinal de Grand Slam da carreira. Depois de perder exatamente nessa fase em Wimbledon, no ano passado, ela busca seguir viva na luta por seu primeiro grande título diante da belga Kim Clijsters, que superou a dinamarquesa Caroline Wozniacki por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 7/6(7-4), em uma hora e 45 minutos de jogo.

Clijsters, 28 anos, soma quatro troféus em Slam, já liderou o ranking da WTA e é atualmente a 14ª colocada. Ela enfrentou Azarenka, 22, por seis vezes na carreira e levou a melhor em quatro.

A bielorrussa passou a ter caminho livre rumo ao topo depois que a melhor tenista do planeta segundo a lista, Wozniacki, foi eliminada. Para ascender à primeira posição sem depender de outros resultados, Azarenka precisa ser campeã. Caso perca na semi, também poderá cumprir o feito, desde que a tcheca Petra Kvitova perca nas quartas de final e que a russa Maria Sharapova não vá à decisão.