Um brasileiro virou protagonista da partida entre o espanhol Rafael Nadal e o tcheco Tomas Berdych, disputada na manhã desta terça-feira (horário de Brasília) pelas quartas de final do Aberto da Austrália. O árbitro de cadeira Carlos Bernardes se envolveu em um polêmico bate-boca com Nadal durante o tie-break do primeiro set - ganho por Berdych - e por isso viu seu nome parar nos Trending Topics mundiais no Twitter.
A discussão começou em um ponto decisivo disputado naquele tie-break. Nadal sacava em 5-5 e foi atacado por uma bola muito funda de Berdych que aparentemente foi fora. Nesse momento, o juiz de linha nada gritou, considerando a jogada válida; Nadal, por sua vez, parou momentaneamente, olhou para o lado (procurando uma resposta de seu técnico e tio, Toni, que assistia ao embate dos camarotes) e chegou a correr para se defender de novo ataque do tcheco, que concluiria o ponto com um winner.
Na sequência, o espanhol levantou o dedo pedindo o Hawk-Eye (olho de falcão), sistema eletrônico que analisa a trajetória da bola. Porém, como esboçou uma reação, indicando que seguiria no ponto, em vez de parar imediatamente e solicitar o desafio, Bernardes negou o pedido do espanhol.
Depois de um bate-boca entre o jogador e o árbitro, Berdych abriu 6-5 e fechou o set logo depois com um ace. Na hora do descanso entre a primeira e a segunda parcial, Nadal voltou a protestar contra o brasileiro, dizendo que este era um "mero espectador" do confronto que estava evitando corrigir as chamadas erradas dos juízes de linha - as quais foram se acumulando durante o duelo.
Mesmo irritado, Nadal voltou a se concentrar no segundo set, vibrando muito ao quebrar o serviço do adversário pela primeira vez na partida e abrir 3/1. Na hora de sacar para fechar em 5/3, porém, ele foi quebrado. O cenário de equilíbrio provocou um novo tie-break, desta vez ganho pelo espanhol por 8-6.
Em apenas dois sets, a partida já tem 2h26 de disputa entre o número dois e o sete do mundo. Quem vencer enfrenta o suíço Roger Federer na semifinal do primeiro Grand Slam do ano.
Curiosamente, Bernardes já foi protagonista de um outro jogo entre os mesmos rivais. No ATP Finals de Londres de 2010, Nadal bateu Berdych por 7/6 (7-3) e 6/1 e discutiu com o brasileiro durante o primeiro set, quando o árbitro resolveu conceder um ponto ao checo em vez de repetir a jogada após o desafio eletrônico ter acusado um erro do juiz de linha.