Bellucci abre temporada 2012 com vitória em Auckland

O início da parceria entre Thomaz Bellucci e o técnico argentino Daniel Orsanic foi produtivo. Na madrugada desta segunda-feira (horário de Brasília), o tenista, 38º colocado do ranking mundial, venceu sua primeira partida na temporada de 2012, superando o português Rui Machado, o 69º. Após aplicar parciais de 6/3 e 7/6 (7-3), o brasileiro está nas oitavas de final do ATP 250 de Auckland, na Nova Zelândia.

O fator decisivo para a vitória de Bellucci foi o saque. O atleta de 1,87 m teve aproveitamento de 81% dos pontos ganhos quando utilizou o primeiro saque e 69% com o segundo. Com sete aces e duas duplas-faltas, ele salvou o único break point que encarou em toda a partida, enquanto que aproveitou uma de seis oportunidades para quebrar o saque do rival.

Cabeça de chave número seis do evento, Bellucci ainda não sabe quem enfrentará buscando uma vaga nas quartas de final. Seu adversário sai do encontro desta terça entre o belga Olivier Rochus, 68º da lista da ATP, e o alemão Tobias Kamke, o 95, que veio do torneio qualificatório.

O confronto com Kamke seria inédito; já diante de Rochus o brasileiro fez duas partidas, sempre sobre quadras rápidas semelhantes às de Auckland, tendo ganhado no Masters 1000 de Miami, em 2010, e perdido no ATP 250 de Estocolmo, em 2009.

A exibição foi a primeira oficial de Bellucci sob novo comando técnico. Ele encerrou o acordo com Larri Passos, ex-treinador de Gustavo Kuerten, e passou a trabalhar com Orsanic em dezembro. O argentino já foi técnico do compatriota José Acasuso, do uruguaio Pablo Cuevas e do peruano Luis Horna.

Mello perde no qualificatório e fica fora da chave

A rodada da madrugada desta segunda-feira só não foi perfeita para o tênis brasileiro devido à derrota de Ricardo Mello. O atleta, número 109 do planeta, perdeu na última rodada do torneio qualificatório para o suíço Stephane Bohli, o 218, por 7/5 e 6/4.

Mello havia triunfado em seus dois primeiros duelos no evento e estava a uma vitória de entrar na chave principal. Ele se prepara agora para disputar o Aberto da Austrália, o primeiro Grand Slam do ano, que começa em 16 de janeiro em Melbourne.