Milan vence Atalanta e continua líder, mas Juventus segue na cola

Empatados em pontos no início da rodada após o recesso das festas de fim de ano, Milan e Juventus mostraram que não perderam o embalo e seguem dividindo a liderança do Campeonato Italiano após a 17ª rodada, disputada neste domingo, ao vencerem seus compromissos contra Atalanta e Lecce, respectivamente.

As vitórias levaram as equipes aos 37 pontos, com o Milan em vantagem pelos critérios de desempate. Logo atrás vem a Udinese, com 35 pontos. Porém, a Juventus terá boa chance de esperar tropeço do time rubro-negro, já que na próxima rodada a equipe do técnico Massimiliano Allegri faz o clássico de Milão com a Inter, enquanto o vice-líder recebe o Cagliari em casa.

Mesmo atuando em Bérgamo, o Milan partiu para cima da equipe anfitriã e logo conseguiu um pênalti, sofrido pelo brasileiro Alexandre Pato. Zlatan Ibrahimovic bateu no canto esquerdo de Consigli e abriu o marcador, aos 22min.

E o líder do campeonato ainda teve a chance de aumentar a contagem, mas após cruzamento do meia Emanuelson, a cabeçada de Pato parou no poste da Atalanta, logo aos 8min da etapa final. A resposta adversária veio cinco minutos depois, quando o argentino Germán Denis carimbou o poste de Abbiati, mostrando a tônica de boa parte da partida, com boas chances para os dois lados, apesar de leve vantagem aos visitantes na posse de bola.

Porém, o Milan sacramentaria a vitória e nova rodada na ponta do torneio com o gol do ganês Kevin-Prince Boateng, que recebeu bom passe de Ibrahimovic na pequena área para marcar 2 a 0, aos 37min.

Também fora de casa, a Juventus passou sufoco para arrancar triunfo pelo placar mínimo contra o lanterna Lecce. Melhor no início do confronto, a Juventus chegou ao gol em bola mal rebatida pelo goleiro Benassi, após chute de Mirko Vucinic. Esperto, Alessandro Matri - que havia entrado pouco tempo antes em lugar do lesionado Quagliarella - aproveitou a sobra e escorou a bola para as redes, aos 27min da etapa inicial.

Após sofrer o gol, os anfitriões foram mais ao ataque e fizeram a Juventus passar por apuros, criando várias chances claras de gol desperdiçadas ou defendidas pelo goleiro Buffon, relegando a Juventus a depender dos contrataques e erros do adversário. Ainda assim, a equipe de Turim segurou o 1 a 0 e não deixou o rival Milan se isolar na ponta do Italiano.

Além das boas vitórias conquistadas pelos líderes do campeonato, outro resultado de destaque na rodada foi a confirmação da recuperação da Roma. O time da capital italiana venceu o Chievo por 2 a 0 e chegou aos 27 pontos, no sexto lugar, apenas dois pontos atrás da Inter, quinta colocada. O nome do jogo foi o experiente Totti, que marcou os dois gols da equipe da casa.