O ex-atacante português Eusébio, de 69 anos, lenda viva do futebol mundial, foi internado em Lisboa com pneumonia, anunciou nesta quarta-feira o Benfica, o clube em que o jogador brilhou nas décadas de 60 e 70.
"Eusébio da Silva Ferreira está no hospital da Luz de Lisboa com um princípio de pneumonia", informou o clube num comunicado.
"Eusébio foi internado há 48 horas com sintomas compatíveis com uma infecção respiratória aguda", explicou o diretor do hospital, José Roquette.
Exames confirmaram o diagnóstico de "pneumonia bilateral" e o ex-jogador está sob cuidados na unidade de terapia intensiva.
"O estado dele é estável e ele está de bom humor", completou Roquette.
De origem moçambicana, Eusébio, que ganhou o apelido de ''pantera negra'' estreou com 19 anos com o Benfica, clube com o qual sagrou-se campeão europeu em 1962 e vice-campeão mundial no mesmo ano, perdendo na para o Santos de Pelé.
O ex-atacante conquistou a ''Bola de Ouro'', que recompensava o melhor jogador europeu, em 1965, e marcou 41 gols e em 64 jogos com a seleção portuguesa.
Eusébio esteve no Rio de Janeiro no fim do mês de novembro para participar de um evento de marketing esportivo.
Numa mesa redonda na qual foi perguntado sobre a violência dos portugueses contra os brasileiros numa partida da Copa do Mundo de 1966, o ídolo alfinetou Pelé, alegando que ele também se mostrou violento numa partida do Santos contra o Benfica em 1965. "Eu tive que falar para ele: ''aqui não tem nenhum Cassius Clay".
Ele também colocou o ''Rei'' abaixo de Garrincha, a quem considerou "o melhor de todos".