Como jogador, Jorginho conquistou seis títulos pelo Kashima Antlers e virou ídolo da torcida. Agora, 13 anos depois de deixar o clube japonês, ele se prepara para voltar, mas em outra função: como treinador, vai comandar o time na próxima temporada.
Seu retorno, que começou a ser negociado depois de Oswaldo de Oliveira ter anunciado que deixaria o Japão para treinar o Botafogo, foi concretizado na noite de ontem (20). Jorginho, que passa férias com a família nos Estados Unidos, acertou contrato de um ano com o Kashima Antlers e assumirá a direção da equipe no início de fevereiro.
“Estou muito feliz com a oportunidade de voltar ao Kashima Antlers. É um clube pelo qual tenho carinho e onde sempre fui tratado com respeito pelos torcedores em razão da passagem vitoriosa como jogador. Agora meu desafio é repetir o sucesso fora de campo, como treinador. O fato de já ter jogado e morado no Japão vai me ajudar bastante porque conheço a cultura do país e do futebol japonês. A negociação começou com uma sondagem quando o Oswaldo de Oliveira anunciou sua saída. Depois surgiram dificuldades, mas elas foram superadas e, finalmente, chegamos a um acordo”, festejou Jorginho, que terá as companhias do auxiliar-técnico Aílton e do preparador físico Joélton Urtiga.
Oswaldo de Oliveira foi um dos treinadores mais vitoriosos da história do Kashima Antlers (é o único na história do futebol japonês a conquistar três vezes seguidas a J-League – 2007/08/09). Jorginho admite que sua responsabilidade será grande. O novo técnico está preocupado com a formação do elenco para a próxima temporada e já traçou seu primeiro objetivo: levar o time à conquista da J-League ou da Copa do Imperador para garantir ao clube participação na Liga dos Campeões da Ásia em 2013.
“Oswaldo de Oliveira foi meu treinador, conheço sua capacidade, sua competência. Ele fez história no Kashima Antlers, mas, em 2011, o time não conquistou títulos. Para os clubes japoneses é muito importante disputar a Liga dos Campeões da Ásia. Para isso, temos que vencer a J-League ou a Copa do Imperador. Meu desafio é conquistar um desses títulos ou, se for possível, os dois”, planeja Jorginho.
Como jogador profissional, Jorginho venceu duas vezes a
J-League (1996 e 1998), uma Copa da Liga Japonesa (1997), duas Supercopas do
Japão (1997 e 1998) e uma Copa do Imperador (1998). Jorginho chegou ao Kashima
Antlers em 1995 e ficou no clube até o início de 1999, quando retornou ao
futebol brasileiro para jogar pelo São Paulo.