ASSINE
search button

Jornal de Madri se rende e especula: "Barça é o melhor da história?"

Compartilhar

Após a incontestável vitória por 4 a 0 na final do Mundial de Clubes, diante do Santos, a questão mais alardeada sobre o Barcelona era se este time é, de fato, a melhor equipe da história. Entre os que discutiram a questão estava o jornal Marca, sediado em Madri e com abordagem tradicionalmente voltada ao Real Madrid, arquirrival do clube catalão. 

E o periódico reconhece os grandes feitos do time de Guardiola, colocando-o entre outros grandes times da história, além de sugerir que, caso não seja a melhor equipe, é uma das mais vencedoras.

Os 13 títulos em três anos e meio sob o comando de Pep Guardiola fizeram com que o diário madrileno incluísse o Barcelona em um rol que tem "La Maquina" do River Plate, dominante no futebol argentino na década de 1940; o Honved de Férenc Puskas, base da seleção húngara vice-campeã mundial da Copa de 1954, e multicampeã entre o final da década de 40 e o início dos anos 50; o Real Madrid de Alfredo Di Stéfano, pentacampeão europeu entre 1956 e 1961; nos anos 60, as lembranças recaem sobre o Benfica, de Eusébio, e o fabuloso Santos (além do River, único sul-americano da lista), de Pelé e outros craques.

Outros esquadrões listados pelo Marca são o Ajax, de Johann Cruyff, e o Bayern de Munique, de Franz Beckenbauer (ambos dos anos 70), o Milan "holandês" de Frank Rijkaard, Marco Van Basten e Ruud Gullit, dominante na Europa entre o fim dos anos 80 e início dos 90. Campeões da Tríplice Coroa na temporada 1998/99 (Campeonato Inglês, Copa da Inglaterra e Liga dos Campeões), o Manchester United dos "garotos de Alex Ferguson" foi outro grande elenco lembrado.