Castilho diz que "falta o conceito do esporte na escola" no Brasil 

Cuidar da base. Esse é o elemento que falta para o atletismo do Brasil se consolidar entre as potências da modalidade. Em entrevista ao programa Rumo a 2012, do Terra TV, o técnico Cláudio Castilho, do Esporte Clube Pinheiros, disse que o acompanhamento dos jovens em seu desenvolvimento como atletas, é a chave para o sucesso.

"O Brasil tem muitos talentos, falta criar o conceito do esporte na escola, e que isso passe por todas as categorias até chegar no adulto", disse.

Para ele, a busca por resultados expressivos, tem de estar aliada a uma preparação constante, em trabalho que deve ser monitorado de perto pelos treinadores.

"O esporte de alto rendimento, para ele ser realmente de alto rendimento, você tem que investir muito tempo. em cada fase do desenvolvimento dos atletas, assim como o Élson com a Murer, o Nélio com a Maurren", explicou.

Além do trabalho no Pinheiros, Castilho também é treinador de Adriana da Silva, maratonista brasileira que conquistou a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara em 2011.