CBF divulga calendário com datas dos jogos da Copa do Brasil 2012

Após divulgar os confrontos da primeira fase e os cruzamentos das equipes até a final, a CBF anunciou, nesta sexta-feira (16), as datas da competição, que reúne 84 clubes, das quatro divisões do futebol brasileiro. O torneio irá começar no dia 7 de março, data na qual estreiam 64 times, e terá as finais disputadas nos dias 11 e 25 de julho.

Entre os confrontos programados para o primeiro dia de disputas, destacam-se, entre os jogos que começam às 22h (de Brasília), os confrontos do São Paulo, contra o Independente, Bahia, contra o Auto Esporte, Grêmio, contra o River Plate-SE e Cruzeiro, contra o Rio Branco-AC. Todas as equipes da primeira divisão atuam como visitantes, e, caso vençam seus duelos por dois gols de diferença, eliminam a necessidade do jogo de volta.

Mais cedo, às 20h30, Atlético-GO, contra o Gurupi-TO, Atlético-PR, contra o Sampaio Corrêa-MA, Coritiba, contra o Nacional-AM, América-MG, contra o Boavista-RJ entram em campo. O Ceará, que recém-despromovido para a Série B, abre a Copa do Brasil contra o Gama, às 19h30, no Estádio Walmir Bezerra.

Palmeiras, Sport, Náutico, Atlético-MG e Botafogo irão estrear apenas uma semana depois, no dia 14, quando saem para enfrentar, respectivamente, Coruripe-AL, Quatro de Julho-PI, Santa Cruz-RN, CENE-MS e Treze-PB.

Esta será a última edição da Copa do Brasil sem as equipes da Libertadores. A partir de 2013, os times que conquistarem uma vaga no principal campeonato sul-americano, não perderam o direito de jogar também o torneio nacional, que adotará novo formato, com 84 times, e irá durar de março a novembro. Este ano, Santos, Vasco, Corinthians, Fluminense, Internacional e Flamengo estão de fora da disputa devido à vaga na competição continental.

Confira abaixo todos os confrontos da primeira fase:

Palmeiras-SP x Coruripe-AL

América-RN x Horizonte-CE

Ceará-CE x Gama-DF

Paraná-PR x Luverdense-MT

Cruzeiro-MG x Rio Branco-AC

Chapecoense-SC x São Mateus-ES

Atlético-PR X Sampaio Corrêa-MA

Criciúma-SC x Madureira-RJ

Grêmio-RS x River Plate-SE

Ipatinga-MG x Real-ES

Náutico-PE x Santa Cruz-RN

Fortaleza-CE x Comercial-PI

Bahia-BA x Auto Esporte-PB

Remo-PA x Real-RR

Portuguesa-SP x Cuiabá-MT

Juventude-RS x Operário-PR

São Paulo-SP x Independente-PA

Bahia de Feira-BA x Aquidauanense-MS

Atlético-GO x Gurupi-TO

Ponte Preta-SP x Sapucaiense-RS

Atlético-MG x Cene-MS

Santa Cruz-PE x Peñarol-AM

América-MG x Boavista-RJ

Goiás-GO x Paulista-SP

Coritiba-PR x Nacional-AM

ASA-AL x Santa Quitéria-MA

Sport-PE x 4 de Julho-PI

Paysandu-PA x Espigão-RO

Botafogo-RJ x Treze-PB

Guarani-SP x Brasiliense-DF

Vitória-BA x São Domingos-SE

ABC-RN x Trem-AP