Holanda, Alemanha e Portugal fazem "grupo da morte" da Eurocopa

O fato de a Eurocopa 2012 ter duas sedes abriu um precedente curioso para o sorteio dos grupos, realizado nesta sexta-feira. Os anfitriões Polônia e Ucrânia se tornaram cabeças-de-chave, mandando equipes de grande tradição e muita força para o mesmo grupo. Assim ocorreu na terceira chave, que contará com Holanda, Portugal, Alemanha e Dinamarca.

Será o confronto de três seleções reconhecidamente forte e a oportunidade perfeita para revanches. Portugal, por exemplo, teve de passar pela repescagem para se classificar para a Eurocopa por causa da Dinamarca, que conseguiu a vaga direita. Holanda e Alemanha, por sua vez, se enfrentaram em amistoso recente, com vitória fácil dos alemães por 3 a 0.

Já o Grupo A acabou sem seleções do primeiro escalão europeu: terá Rússia, República Checa, Grécia e Polônia - estas duas farão a partida de abertura, em 8 de junho. A Eurocopa vai terminar em 1° de julho, com a realização de sua final.

O ex-meia Zinedine Zidane participou do sorteio, retirando as bolinhas com o nome e a posição das seleções dos potes designados pela Uefa. E acabou dando "sorte" à França, que caiu no Grupo D, contra Ucrânia, Suécia e Inglaterra, esta a única rival com pouco mais de representatividade continental.

A cerimônia de abertura

A cerimônia de abertura contou com apresentação de danças típicas dos países-sede, além de show da cantora ucraniana Jamala. Na sequência, foram chamados ao palco jogadores e ex-jogadores que participaram de campanhas campeãs em edições prévias da Eurocopa, cada um carregando um exemplar da bola utilizada na competição. Entre os presentes estavam Joan Capdevila (Espanha 2008) e Antonios Nikopolidis (Grécia 2004).

Também participaram Zinedine Zidane (França 2000), Oliver Bierhoff (Alemanha 1996), Peter Schmeichel (Dinamarca 1992), Marco Van Basten (Holanda 1988) e Alain Giresse (França 1984), entre outros. Gary Speed, treinador galês que morreu no último dia 27, foi homenageado durante a cerimônia, pouco antes do início do sorteio dos grupos.

Campeão olímpico no salto com vara em Seul 1988 e um dos maiores atletas da história, Sergei Bubka foi o responsável por levar ao palco o modelo de bola que será utilizado na competição. O ucraniano manifestou gosto por futebol e desejou boa sorte aos times competidores. Após uma rápida explicação sobre o sistema de sorteio, começou a definição dos grupos, contando com a participação de autoridades e ex-jogadores.

Confira os grupos da Eurocopa 2012

GRUPO A

Polônia

Grécia

Rússia

República Checa

GRUPO B

Holanda

Dinamarca

Alemanha

Portugal

GRUPO C

Espanha

Itália

Irlanda

Croácia

GRUPO D

Ucrânia

Suécia

França

Inglaterra