Líder do Brasileiro, Corinthians fica atrás de time nigeriano em ranking

Próximo de se tornar campeão brasileiro no próximo domingo, o Corinthians por enquanto teve um ano pior do que o Enyimba International, da Nigéria, de acordo com o ranking mundial da Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS), divulgado nesta quinta-feira.

O clube paulista está na posição 141 da lista, com 103 pontos, 75 postos abaixo do time nigeriano, 66º do ranking (143 pontos). O IFFHS lista os melhores clubes do mundo nos últimos 365 dias.

Sistema de avaliação prioriza jogos internacionais

O curioso fato deve-se ao modelo adotado para a medição dos pontos pela federação. Cada liga é dividida em um grupo de qualidade, dando diferentes pontos por cada resultado. O Brasil encontra-se no nível máximo, que dá quatro pontos por vitória e dois por empate, enquanto os nacionais africanos cedem três pontos por triunfo, por exemplo.

Mas o grande diferencial são os torneios internacionais, que oferecem uma rápida ascensão para quem os disputa. A Liga dos Campeões e a Libertadores oferecem 14 pontos por vitória, já a Liga dos Campeões Africana adiciona nove pontos por jogo vencido.

Enquanto o Corinthians foi eliminado ainda na pré-Libertadores neste ano, o Enyimba chegou até às semifinais do torneio continental africano, tendo quatro vitórias e dois empates apenas na fase de grupos da competição, dando 45 pontos, o mesmo do que 11 vitórias dentro do Campeonato Brasileiro.

Já o Vasco, rival corintiano na briga pelo título nacional e campeão da Copa do Brasil, está na na 23ª posição, com 186 pontos. A caminhada até a semifinal da Copa Sul-Americana ajudou a equipe carioca, cedendo 12 pontos por vitória e 6 por empate no torneio.

O Cruzeiro, que briga contra o rebaixamento no Brasileiro, está quase cem posições acima do Corinthians, na 52ª (149 pontos), reflexo da ótima campanha do time na primeira fase da Libertadores.