Judocas brasileiros competem em evento teste para Olimpíada de Londres

Quatro judocas da Seleção Brasileira terão a oportunidade de vivenciar uma prévia da Olimpíada de Londres neste final de semana. Bruno Mendonça (-73 kg), Hugo Pessanha (-90 kg), Ketleyn Quadros (-57 kg) e Maria Portela (-70 kg) vão competir em um evento teste para os Jogos de 2012 na ExCel Arena (Exhibition Center London).

A ausência de outros brasileiros se deve ao fato de a competição conter apenas essas quatro categorias. ¿Será uma excelente oportunidade de observarmos como funcionará o evento de judô durante as Olimpíadas de Londres. Vivenciar esta atmosfera olímpica é sempre especial", apontou Ney Wilson, coordenador técnico internacional da Confederação Brasileira de Judô.

Entre os representantes do Brasil, dois deles estão na zona de classificação olímpica do ranking mundial (entre os 22 melhores, para os homens, e entre 14 mais bem colocadas, para as mulheres). No entanto, apenas um se encontra em condições favoráveis de competir em Londres, já que apenas um representante de cada país se classifica. Mesmo se dois deles se qualificarem de acordo com o ranking, apenas o melhor vai.

Assim, Bruno Mendonça é o favorito a representar o Brasil na categoria leve (-73 kg), sendo o melhor brasileiro, bem à frente de Marcelo Contini, que é 84º. Hugo Pessanha está bem qualificado entre os peso médio (-90 kg), na 8ª colocação, mas precisa de pontos para ultrapassar Tiago Camilo, 4º colocado. Entre as mulheres, a situação é um pouco mais complicada.

Ketleyn Quadros, que recentemente conquistou o bronze no Grand Prix de Amsterdã, é 20ª no ranking no peso leve (-57 kg), precisando ganhar posições para ficar entre as 14 melhores e com Rafaela Silva como adversária pela vaga. Sua rival aparece no 7º lugar. Maria Portela é a melhor brasileira do peso médio (-70 kg), mas aparece apenas na 20ª colocação.