Felipe Massa recebeu a imprensa para um evento promocional na tarde desta terça-feira, no Kartódromo da Granja Viana, em Cotia (SP). E após uma corrida contra os jornalistas (na qual venceu), o brasileiro da Ferrari fez uma avaliação de sua temporada 2011 na Fórmula 1. Apesar de admitir as dificuldades e o desempenho abaixo do esperado no ano, Massa espera brigar por um pódio no Grande Prêmio do Brasil, no Autódromo de Interlagos.
A prova, última da temporada, guarda lembranças positivas para Massa. No circuito paulistano, ele foi pole position em 2006, 2007 e 2008, vencendo em 2006 e 2008 - de quebra, só não venceu em 2007 porque teve que ceder o primeiro lugar para que o finlandês Kimi Raikkonen, seu então companheiro, fosse campeão. Por isso, o otimismo para o fim de semana permanece.
"Depois de um ano difícil, não tem coisa melhor que correr em Interlagos", disse Massa. "Vai ser bom correr com toda a força da torcida, onde tudo começou e onde sempre dei o melhor de mim. Aqui, consegui duas vitórias e três poles. É um motivo extra para ganhar essa força que estou precisando. Estou superempolgado com essa corrida, em fazer o melhor resultado do ano. Como a temporada não foi boa, espero encerrar da melhor maneira possível", completou.
Massa reconheceu ainda que o carro da Red Bull foi melhor ao longo de toda a temporada, e que o bólido da Ferrari não foi tão competitivo quanto o de 2010, quando teve a chance de brigar por vitórias. No último ano, o melhor resultado de Massa foi o segundo lugar no Bahrein e na Alemanha; neste ano, foi o quinto lugar nos GPs de Malásia, Europa, Inglaterra, Alemanha e Emirados Árabes.
"Houve corridas em que eu poderia ter chegado no pódio (em 2011), mas circunstâncias extras e outros problemas me tiraram a chance em várias. Porémindependente disso, o ano passou. Agora estou focado em fazer o melhor trabalho possível para 2012", disse o brasileiro, que não vence uma prova justamente desde o GP do Brasil de 2008.
De quebra, Massa ainda tem uma pressão extra sobre seu desempenho: Stefano Domenicalli, chefe de equipe da Ferrari, já afirmou que o brasileiro correrá em 2012 para melhorar seu desempenho em relação a 2011. Em jogo, estará sua renovação de contrato. O brasileiro soma 108 pontos no campeonato, contra 245 do companheiro espanhol Fernando Alonso.
Massa, por sua vez, não fugiu da cobrança. "Concordo com o Domenicali. Quero ter um ano diferente e fazer com que tudo volte ao normal, que seria voltar a vencer corridas e brigar por campeonatos", disse o vice-campeão em 2008. "Sempre acreditei no meu trabalho e no meu potencial. As coisas vão mudar e sei que isso vai acontecer. Tenho de trabalhar forte, e estou fazendo 100% para que isso aconteça. Já estamos trabalhando no carro do ano que vem, e espero começar a temporada de maneira mais competitiva", acrescentou.