Rio de Janeiro pode voltar ao Circuito Mundial de vôlei de praia em 2012

A Federação Internacional de Vôlei de Praia anunciou nesta quarta-feira o calendário do Circuito Mundial para o próximo ano. A grande novidade é a possibilidade da volta do Rio de Janeiro depois de sete anos de ausência.

O Rio está agendado para receber a abertura do Circuito, entre os dias 16 e 22 de abril, mas ainda é esperada uma definição em relação à Brasília, responsável pela abertura nos últimos quatro anos. O calendário do vôlei de praia se encerra no dia 28 de outubro, em Bang Saen, na Tailândia.

A temporada do vôlei de praia contará com 14 eventos em 15 países diferentes dentro de um período de sete meses. Poderão ocorrer ao todo nove Grand Slams, três a mais do que em 2011.

Pequim, Moscou, Roma, Stavanger,Gstaad, Klagenfurt e Stare Jablonki já estão confirmados, enquanto a etapa de Xangai foi elevada para o nível de Grand Slam. Já Berlim está perto de ser o nono grande torneio do ano, depois de três anos de ausência, mas ainda não há confirmação.

"Com a popularidade do vôlei de praia na Alemanha subindo em um ritmo acelerado, faz sentido em incluir Berlim no calendário', afirmou Ary Graça, presidente da federação.