Inglaterra vence Suécia em Wembley e quebra jejum de 43 anos

Até a noite desta terça-feira, a última vitória da Inglaterra sobre a Suécia datava de 1968, há 43 anos. Nesse período, o time britânico enfrentou e não conseguiu vencer o rival em 12 oportunidades, mas o jejum finalmente terminou. Em amistoso disputado em Wembley e que serviu de preparação para a Eurocopa, a equipe fez 1 a 0 nos suecos e triunfou mesmo com uma equipe desfigurada.

O técnico italiano Fabio Capello convocou novos jogadores, promoveu testes e fez mudanças na equipe para o amistoso. Entre as novidades estavam Zamora, Kyle Walker e Jack Rodwell. O atacante Wayne Rooney, principal jogador da Inglaterra, sequer foi convocado. Já a Suécia, que fará amistoso com a Seleção Brasileira em agosto de 2012, apostou, sem sucesso, no veterano Ibrahimovic.

O jogo começou sem graça e ganhou emoção nos minutos finais. O gol da vitória foi anotado ainda no primeiro tempo, aos 22min: Downing recebeu lançamento e cruzou na área, onde Barry cabeceou com estilo para estufar as redes. Ainda na primeira etapa, os ingleses chegaram bem em nova investida de Downing: aos 43min, Rodwell recebeu cruzamento do meia e mandou a bola na trave.

No segundo tempo, os suecos melhoraram de rendimento. Ainda assim, os ingleses assustaram aos 19min, quando Toivonen perdeu a bola, Downing puxou contra-ataque e bateu de fora da área, obrigando Isaksson a fazer grande defesa. Aos 32min, a Suécia quase empatou em cruzamento fechado de Larsson, defendido por Carson.

Nos acréscimos, a Suécia teve a melhor chance do jogo para aumentar o jejum e evitar a derrota da Inglaterra no Estádio de Wembley: Larsson cruzou na segunda trave e Wilhelmsson, livre, pegou mal na bola e bateu por cima do gol.