Brasileiros conquistam duas vitórias na bocha no Parapan 

Eliseu dos Santos e Fabio Moraes conquistaram duas vitórias para o Brasil na bocha categoria BC4 nesta segunda-feira, nos Jogos Parapan-Americanos de Guadalajara. Os dois aparecem entre os favoritos à conquista da medalha de ouro. O esporte é praticado por atletas com severas deficiências causadas por paralisia cerebral e, nesta categoria, não podem ser receber auxílio.

Fabio Moraes já havia vencido o compatriota Eliseu dos Santos na estreia. O desafio desta vez foi contra Charles Brown, e a vitória veio por 7 a 2. "Treino há três anos para estar aqui e estou bastante confiante de que o Brasil conquistará as três medalhas na categoria", disse o atleta, após a boa partida em Guadalajara.

Eliseu dos Santos se recuperou na competição vencendo o mexicano Rodolfo Villarreal por 10 a 0. "Contra o Fabio, na estreia, foi uma partida muito dura e acredito que eu perdi na hora certa. Hoje foi um bom jogo e consegui aproveitar as oportunidades que apareceram", explicou o atleta, que ficou com o bronze na Paraolimpíada de Pequim, em 2008. Assim, a expectativa para o Parapan é boa.

"Todos nós brasileiros da categoria BC4 temos chances de conquistar o ouro", disse Eliseu, seguido de Artur Crus, técnico da equipe brasileira: "nossa ideia inicial era ter os três brasileiros da categoria BC4 brigando por medalhas e, depois destes primeiros jogos, continuo acreditando nesta possibilidade". Ercileide da Silva foi outra brasileira a competir, mas não conseguiu o triunfo e acabou derrotada pela canadense Caroline Vietnieks por 6 a 0.