Rio 2016: Paes vê obras no prazo e diz que trânsito é mal necessário

Aconteceu na manhã desta terça-feira, a portas fechadas, a quarta reunião entre representantes do COI (Comitê Olímpico Internacional), o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e o presidente do Comitê Organizador Local e do do COB (Comitê Olímpico Brasileiro), Carlos Arthur Nuzman, sobre a inspeção dos preparativos para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos do Rio 2016.

De acordo com prefeito do Rio, o COI tem uma forma diferente de organizar as inspeções, e procura visitar as cidades-sede trimestralmente. "O que a gente pode reafirmar nessa visita é que as coisas estão indo muito bem, e as obras estão andando dentro do prazo. A grande mudança que tivemos desde a última vez que eles estiveram aqui foi o fim do concurso do Parque Olímpico", afirmou o prefeito.

Sobre a questão do trânsito caótico que a cidade vem enfrentando nos últimos meses, Paes foi categórico em afirmar que é um mal necessário para a cidade. "O Rio tem que entender que a cidade está passando por várias transformações. Temos em execução dois BRTs (Bus Rapid Transit, ônibus expresso articulado). A revitalização da zona portuária está saindo", afirmou o prefeito.

"É um conjunto muito grande de obras na cidade, que são muito importantes. Infelizmente, não tem como fazer omelete sem quebrar os ovos. Estamos tentando minimizar esse impacto, colocando mais operadores nas ruas. Sabemos que essas obras vão causar alguns transtornos, mas é inevitável", completou.

Após as reuniões na sede do Comitê Organizador dos Jogos, na Barra da Tijuca, zona sul do Rio, Paes e os membros do COI visitarão o Túnel da Grota Funda e participarão da inauguração da segunda estação do BRT da Transoeste (corredor expresso de ônibus articulados que ligará a Barra da Tijuca a Campo Grande e Santa Cruz), em Guaratiba.