Rochas do pré-sal enfeitam troféus do GP do Brasil de F1

Os quatro troféus que serão distribuídos no Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 de 2011 - para os três primeiros colocados e para a equipe vencedora da prova - terão incrustadas sob uma base de metal rochas retiradas do pré-sal, na bacia de Santos. A decoração especial foi anunciada nesta segunda-feira pelos organizadores do evento.

As rochas porosas, de cor escura, têm o tamanho aproximado de um punho fechado e estavam a cerca de 5 mil metros de profundidade no litoral do Estado de São Paulo. Elas foram cedidas pelo Centro de Pesquisas da Petrobras, instalação localizada na Ilha do Fundão, no Rio de Janeiro, e responsável pelos estudos geológicos das áreas exploradas para a extração de petróleo. A empresa é patrocinadora da corrida.

Os troféus serão expostos para o público entre 14 e 26 de novembro em quatro locais: Shopping Eldorado e Aeroporto de Congonhas, em São Paulo; New York City Center, no Rio de Janeiro; e Aeroporto Juscelino Kubitschek, em Brasília.

O GP do Brasil será realizado entre 25 e 27 de novembro no circuito de Interlagos, na capital paulista. A etapa é a 19ª e a última do calendário da Fórmula 1 em 2011, sendo antecedida pela prova de Abu Dhabi, que ocorrerá neste fim de semana. Ainda há ingressos restantes para os setores B, M, D, E, F, G e V do autódromo, que podem ser adquiridos no site oficial do evento.