A seleção brasileira tornou-se campeã do XXIX Sul-Americano feminino de vôlei ao
vencer neste domingo, em Lima, o time da Argentina por 3-0 (25-10, 25-7 e 25-
17).
Com variedade de jogo no ataque e bom bloqueio na rede, o sexteto brasileiro foi amplamente superior às argentinas, e levou o torneio sul-americano em 1 hora, sem dificuldades.
Desde o primeiro set o Brasil se impunha com fortes ataques liderados por Fabiana, Sassá e Sheyla, mas também com um bloqueio severo que frustrava qualquer tentativa de ataque das rivais.
A melhor arma das brasileiras foi o ataque no centro, onde os cortes de Fabiana e Sassá foram uma dor de cabeça para as argentinas, que não conseguiram bloqueá-los, e a defesa sofria.
As argentinas mostraram ordem e entusiasmo, principalmente Antonella e Fresco, mas ao sentir a superioridade das rivais tentaram trabalhar na defesa e recepção, com muitos problemas.
O segundo set foi uma repetição do primeiro, mas no terceiro o técnico brasileiro utilizou suplentes e se sentiu a diferença, que foi aproveitada pela Argentina para levantar seu jogo.
Para consertar o erro, voltaram Jacqueline, Sheyla, Fabi e Fabiana para selar a derrota argentina com um terceiro parcial de 25-7.
Brasil e Argentina estão classificados para jogar na Copa do Mundo no Japão.
O sexteto brasileiro chegou à final ao vencer no sábado à noite sem maiores dificuldades a Colômbia por 3-0 (25-18, 25-7 e 25-20).
No entanto, a Argentina tinha derrotado o Peru, anfitrião do evento, por 3-0 (25-15, 25-23 e 26-24), em um confronto no qual as donas da casa decepcionaram os cerca de 4 mil torcedores que acompanharam a partida na arquibancada.