Em Roma e Liverpool, judô vai em busca de pontos para Londres 2012

A Seleção Brasileira de judô terá dois compromissos neste fim de semana em dois países diferentes. Em Roma (ITA), seis mulheres lutam a Copa do Mundo da Itália, e em Liverpool (ING), sete homens encaram a Copa do Mundo da Inglaterra. Os dois eventos contam pontos para o ranking olímpico e mundial da Federação Internacional, parte do critério classificatório para Londres 2012.

Em Roma, lutam Eleudis Valentim (52kg), Ketleyn Quadros (57kg), Flávia Gomes (57kg), Mariana Silva (63kg), Camila Minakawa (63kg) e Dione Lima (63kg). Entre estas judocas, Eleudis, Flávia e Dione estão convocadas para a disputa do mundial Sub 20 de judô. Além do torneio, as atletas permanecem para um treinamento de campo.

Já Felipe Kitadai (60kg), Marcelo Contini (73kg), Victor Penalber (81kg), Felipe Costa (81kg), Hugo Pessanha (90kg), Daniel Hernandes (+100kg) e David Moura (+100kg) competem em Liverpool. Antes da disputa da Copa do Mundo, a Confederação Brasileira de Judô realiza vistoria em Sheffield, cidade escolhida para aclimatação para os Jogos Olímpicos de Londres.

Nas competições, a medalha de ouro de ouro vale 100 pontos para o ranking da FIJ, a prata 60, enquanto o bronze 40. Garantem vaga nas Olimpíadas os 22 homens e as 14 mulheres mais bem colocadas no ranking. Apenas um atleta por categoria e país lutará as Olimpíadas.