Conheça o local onde Cielo e Maurren vão se preparar para o Pan

O centro desportivo La Loma, escolhido pelas equipes brasileiras de atletismo, natação, taekwondo e triatlo como local de preparação para os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, é um amplo complexo desportivo, instalado em uma área de 125 mil m² e planejado para servir como ponto de adaptação à altitude para atletas. Além dos brasileiros, integrantes das equipes de outros 20 países também deverão passar pelo complexo até o início das competições.

O local, que receberá os campeões olímpicos brasileiros Cesar Cielo (natação) e Maurren Maggi (salto em distância), tem uma piscina olímpica coberta e uma pista de atletismo referendada pela Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF, na sigla em inglês). A pista, contruída em 2003, foi montada pelo mesmo responsável por fornecer os equipamentos do Estádio Olímpico de Atenas, cuja Olimpíada ocorreu em 2004. De acordo com o Comitê Olimpico Brasileiro, dos 524 brasileiros inscritos para o Pan-Americano, cerca de 110 devem passar por La Loma.

Além de receber atletas de alto rendimento, o local funciona também com um clube esportivo, mediante pagamento de mensalidade, já que se trata de um empreendimeno privado. Até 3 mil pessoas utilizam diariamente as suas instalações.

La Loma está situado na cidade mexicana de San Luis Potosí, a uma altitude de 1.960 m acima do nível do mar. Está distante 335 km de Guadalajara - cerca de 1 hora de voo - e 435 km da Cidade do México, capital do país. Foi inaugurado em novembro de 2003 e entre outras instalações tem 12 quadras de tênis, um campo de futebol, um ginásio de taekwondo, um ginásio poliesportivo e um hotel em seu interior.

Entre os atletas que já utilizaram as instalações de La Loma para treinar estão o nadador americano Michael Phelps, as tenistas Jelena Jankovic (Sérvia) e Daniela Hantuchova (Eslováquia), assim como o fundista francês Alain Bernard (natação). Próximo ao local, está o parque Tanga Manga, uma extensa área verde utilizada preferencialmente pelas equipes de atletismo.