Messi tenta ser artilheiro da 'Champions' pela 4ª vez consecutiva 

O craque argentino Lionel Messi, do Barcelona, fará sua estreia pela Liga dos Campeões nesta terça-feira contra o Milan, pelo grupo H da competição europeia, da qual foi o artilheiro nas três últimas edições.

Aos 24 anos, Messi soma 37 gols em 57 partidas disputadas na ''Champions''. Na temporada passada, igualou o recorde do holandês Ruud Van Nistelrooy ao marcar doze gols em apenas uma edição.

Nesta temporada, Raúl, maior artilheiro da história da competição com 71 gols, não poderá melhorar sua marca, já que seu clube, o Schalke 04, da Alemanha, que chegou às semifinais no ano passado, não conseguiu se classificar por causa da sua péssima campanha no último Campeonato Alemão.

O português Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, que superou Messi na artilharia do Campeonato Espanhol na temporada passada ao fazer 40 gols, marcou 29 vezes em 74 partidas na Liga dos Campeões.

- Classificação da artilharia da Liga de Campeões na temporada 2010-2011 (a partir da fase de grupos):

1. Lionel Messi (Barcelona) 12 gols

2. Samuel Eto''o (Inter de Milão) 8

3. Mario Gómez (Bayern Munique) 8

4. Nicolas Anelka (Chelsea) 7

5. Karim Benzema (Real Madrid) 6

6. Roberto Soldado (Valencia) 6

7. Cristiano Ronaldo (Real Madrid) 6

...

- Classificação da artilharia da Liga dos Campeões desde 1992-1993, quando a competição passou a adotar o formato atual:

1. Raúl (Schalke 04) 71 gols

2. Ruud van Nistelrooy (Málaga) 56

3. Thierry Henry (Red Bulls Nova York) 50

4. Andriy Shevchenko (Dínamo de Kiev) 48

5. Filippo Inzaghi (Milan) 46

6. Alessandro Del Piero (Juventus) 42

Alfredo Di Stefano (49), ex-Real Madrid e Eusébio, ex-Benfica (47), são os principais artilheiros da versão antiga, a Copa dos Campeões, disputada apenas em confrontos de mata-mata.