Maratonistas garantidos no Pan fazem a festa na Bahia

Dois representantes do Brasil que defenderão o país nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara caíram na água neste domingo. Os maratonistas Ana Marcela Cunha e Allan do Carmo venceram a prova de 5km, válida pela 6ª etapa do Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas. Os dois atletas baianos fizeram a alegria da torcida local, pois também venceram a disputa dos 10km, na sexta-feira.

Atual campeã mundial dos 25km, conquista inédita obtida em julho, em Xangai, na China, Ana, atleta da Unisanta (SP), fez o percurso que terminou em um dos cartões postais de Salvador, o Porto da Barra, em 1h09min36s. A segunda colocada foi Gabriela Ferreira, do Grêmio Náutico União, do Rio Grande do Sul, outro Estado formador de grandes maratonistas aquáticos. Gabriela chegou em 1h10min05s, seguida de perto por Mariana Souza, do Sesi (SP), com 1h10min08s.

No masculino, Allan, da Aceb (BA), e Samule de Bona, do Grêmio Náutio União, disputaram cada braçada. Apenas um segundo separou o primeiro (57min56s) do segundo (57min57s). O terceiro posto ficou com outro baiano, Victor Simôes, da Aceb (BA), também muito próximo dos demais (57min59s).

Após as etapas baianas, o Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas de 2011 terá mais duas provas (7ª e 8ª etapas do circuito nacional), de 5km e 10km, em Araruama, cidade da Região dos Lagos do estado do Rio de Janeiro, no mês de novembro, após o Pan do México, em outubro.