Barcelona enfrenta Milan na estreia da 'Champions'

A fase de grupos da Liga dos Campeões começa nesta terça-feira, com destaque para o confronto entre o atual campeão Barcelona e o Milan, pela chave H da maior competição europeia de clubes.

Grupo E:

Chelsea (ING) - Bayer Leverkusen (ALE): O Chelsea, que conseguiu no sábado sua primeira vitória fora de casa pelo Campeonato Inglês, ao superar o Sunderland por 2 a 1, nunca foi derrotado por times alemães no seu estádio de Stanford Bridge. Porém , os 'Blues' terão um desfalque importante: o volante brasileiro Ramires.

Já o Bayer vem embalado após ter goleado por 4 a 1 o Augsburg fora de casa na sexta-feira, com dois gols Sam, melhor jogador da equipe neste início de temporada. Os alemães voltam para a Liga dos Campeões após seis anos de ausência. Esta partida será marcada pelo reencontro de Michael Ballack, do Bayer, com seu ex-clube, já que o meia alemão de 34 anos disputou quatro temporadas pelo Chelsea.

Genk (BEL) - Valencia (ESP): O Valencia é o grande favorito desta partida, diante de um adversário que não disputa a Liga dos Campeões desde 2002. Além disso, o Genk não está passando por um bom momento, já que conquistou apenas duas vitórias em seis rodadas no Campeonato Belga. Os valencianos, que perderam o atacante Juan Mata, contratado pelo Chelsea, contam com a boa fase de Roberto Soldado, artilheiro da Liga Espanhola com quatro gols.

Grupo F:

Olympiakos (GRE) - Olympique de Marselha (FRA): O Olympique, vice-campeão francês, ainda não ganhou um jogo sequer nesta temporada e se prepara para um jogo difícil na Grécia, diante de um adversário que sempre pode contar com sua torcida apaixonada.

Porém, o Olympiakos pode estar fora de forma, já que ainda não fez sua estreia pelo Campeonato Grego.

Borussia Dortmund (ALE) - Arsenal (ING): Ambas as equipes tiveram um péssimo início de temporada nos seus campeonatos locais. O atual campeão alemão sofreu neste sábado uma goleada em casa por 4 a 1 diante do Hertha Berlim. Já os 'Gunners' ainda parecem estar traumatizados pela humilhante derrota por 8 a 2 sofrida para o Manchester United no dia 28 de agosto. O time londrino perdeu dois dos seus principais jogadores da temporada passada, o espanhol Cesc Fábregas, que voltou para o Barcelona e o francês Samir Nasri, que saiu para o Manchester City. Para piorar ainda mais o quadro, o técnico Arsène Wenger, suspenso, não poderá dirigir seus comandados do banco.

Grupo G:

Porto (POR) - Shakthar Donetsk (UKR): Este duelo será o mais 'brasileiro' desta fase de grupos da Liga dos Campeões. O Porto, conta com dez jogadores do Brasil no seu elenco (entre eles o atacante Hulk e o goleiro Helton), enquanto o Shakthar tem oito (entre eles os meias Jadson e Fernandinho e o atacante Dentinho, recém-contratado junto ao Corinthians). Os portugueses são os favoritos deste duelo, apesar de terem perdido duas peças fundamentais da campanha vitoriosa na Liga Europa na temporada passada, o artilheiro colombiano Radamel Falcao, que foi para o Atlético de Madri, e o técnico André Villas-Boas, hoje no Chelsea.

Apoel Nicósia (CYP) - Zenit São Petersbourgo (RUS): A presença dos cipriotas do Apoel nessa competição já é uma grande façanha. Para tentar surpreender, eles contrataram um reforço brasileiro com nome de craque: Kaká. Só que o currículo do jogador, conhecido como Kaká da Silva, é bem menos brilhante do que o do meia do Real Madrid. Ele é zagueiro e jogou três temporadas no Hertha Berlim, da Alemanha.

Já o Zenit, campeão da Rússia, comandado pelo técnico italiano Luciano Spaletti, está se firmando cada vez mais como uma nova potência do futebol europeu.

Grupo H:

Barcelona (ESP) - Milan (ITA): Para sua estreia, o atual campeão terá pela frente um dos adversários mais difíceis que o sorteio da fase de grupos poderia oferecer.

O Milan, heptacampeão da 'Champions', conquistou o título nacional na Itália na última temporada e pretende brilhar na competição europeia. Ambas as equipes precisam se recuperar depois de terem tropeçado na última rodada dos seus respectivos campeonatos nacionais, ao empatar pelo mesmo placar de 2 a 2.

O time catalão não poderá contar com o atacante chileno Alexis Sanchez, enquanto o Milan terá os desfalques do atacante Zlatan Ibrahimovic, machucado, e do volante Gennaro Gattuso, suspenso.

Plzen (RTC) - Bate Borisov (BLR): Estes dois times pequenos não parecem ter a menor chance de brigar por uma das duas vagas para as oitavas-de-final, já que dificilmente podem competir com o Barça e o Milan, dois gigantes do futebol europeu. Esta partida pode ser decisiva para a definição do terceiro lugar, que garante a classificação para a Liga Europa.