Basquete: com final dramático, Argentina vence Porto Rico e conquista vaga

Jogando em casa, a Argentina confirmou o favoritismo e, em um jogo duro, venceu Porto Rico por 81 a 79, conquistando a segunda vaga direta para os Jogos de Londres pelo Pré-Olímpico das Américas, em Mar del Plata.  

No último lance do jogo, Barea desperdiçou um arremesso de três que poderia obrigar os argentinos, campeões olímpicos em 2004, em Atenas, a disputar a repescagem com times de outros continentes para tentar a classificação.

Surpreendidos pelo Brasil na segunda fase do torneio, os argentinos agora reencontrarão o time de Rubén Magnano na final do campeonato, no próximo domingo.

Contra Porto Rico, a Argentina, jogando para um ginásio lotado, encontrou mais dificuldades do que o esperado e apenas no último quarto conseguiu abrir uma vantagem confortável por alguns momentos. Mesmo assim, no final, a seleção caribenha chegou a igualar o marcador e colocou em risco a vaga dos mandantes.

Luís Scola e Manu Ginóbili, grandes astros da Argentina, não decepcionaram e tiveram uma atuação de gala. Pelo rival, Jose Barea e Arroyo brilharam. Os argentinos venceram o primeiro quarto por 29 a 19, mas Porto Rico fez um grande segundo período e vencia por 44 a 40 ao final do primeiro tempo.

A terceira parcial terminou 66 a 60 para os donos da casa. No último quarto, após abrir 11 pontos de vantagem, a Argentina caiu de rendimento e a partida seguiu equilibrada até o final.

A 1mi48 do final, Porto Rico empatou o jogo, que naquele momento tinha o placar de 79 a 79. Até o fim a disputa permaneceu em aberto, com um triste desfecho para Porto Rico, que ficou a uma cesta de três de conseguir a vaga olímpica.