Leandro Guilheiro avança para as semifinais no Mundial de Judô

Leandro Guilheiro venceu suas quatro primeiras lutas no Mundial de Judô de Paris e está na semifinal da competição na categoria dos meio médios (-81kg). Os outros dois brasileiros que competiram nesta quinta-feira, Flavio Canto e Mariana Silva, já foram eliminados do torneio.

A vaga na semi foi conquistada com uma vitória por yuko sobre Sérgio Toma, de Moldova. Antes, Guilheiro tinha passado pelo francês Alain Schmitt, também por yuko, e pelo iraniano Amir Ghasemi Nejad, por wasari. Na estreia, o brasileiro venceu o colombiano Pedro Castro por wasari.

Flávio Canto foi derrotado pelo russo Ivan Nifontov, campeão mundial em 2009, e deu adeus à competição depois de vencer com facilidade suas primeiras lutas. Enfrentando o mexicano Karim Rezc, o brasileiro aplicou uma chave de braço e encerrou a luta com um ippon. Ele seguiu para encarar o ucraniano Vitali Dudchyk e obteve ippon em apenas 23s a partir de uma nova chave de braço.

Na luta seguinte, contra Nifontov, o brasileiro enfrentou mais dificuldades e não conseguiu encaixar um golpe. O russo conseguiu um wazari e garantiu sua presença para nas quartas de final, enquanto Canto deixou a competição.

Já a participação de Mariana Silva foi breve. Na categoria até 63 kg, a brasileira recebeu um ippon da austríaca HIlde Drexler e foi eliminada da competição logo na primeira luta.