Brasil estreia com vitórias no Mundial de Judô

O Brasil teve bom início no primeiro dia do Mundial de Judô, disputado em Paris. Os judocas do país estrearam com boas vitórias nesta terça-feira no tatame do Palais Omnisports de Bercy, que contou com bom público. Felipe Kitadai (-60 kg) foi o primeiro brasileiro a lutar, seguido por Leandro Cunha (-66 kg) e Sarah Menezes (-48 kg).

Kitadai fez sua primeira luta contra o tcheco Pavel Petrikov e venceu com tranquilidade. O brasileiro, que foi superior em todo o combate, encerrou a luta com um ippon no último minuto a partir de um seoi nage (arremesso por cima do ombro). Na sequência, contra o canadense Frazer Will, Kitadai contou com um wazari para garantir seu confronto contra o número um do mundo, o uzbeque Rishod Sobirov - escolhido melhor judoca da atualidade pela Federação Internacional de Judô (IJF).

O segundo brasileiro a entrar no tatame foi Leandro Cunha, enfrentando o armênio Armen Nazian. Em luta equilibrada, o paulista avançou para a terceira rodada por ter conseguido dois yuko. Na sequência o meio-leve encarou o georgiano Shalva Kardava, e venceu com um ippon ao 2min25s do final da luta.

Já estreia de Sarah Menezes foi bastante complicada. Enfrentando a espanhola Oiana Blanco, a brasileira conseguiu rapidamente um yuko, mas sua adversária igualou a luta. No último instante, porém, Sarah aplicou um wazari e avançou de fase.