Djokovic vence Fish, conquista título em Montreal e faz história 

O sérvio Novak Djokovic conquistou neste domingo o título do Masters 1000 de Montreal. Principal favorito à taça do torneio, o atual líder do ranking da ATP encarou o americano Mardy Fish na decisão do torneio canadense e venceu com dificuldades por 2 sets a 1, parciais de 6/2, 3/6 e 6/4.

Com o resultado, Djokovic entrou para a história ao se tornar o primeiro tenista a conquistar cinco títulos de Masters 1000 em uma mesma temporada. Dono das taças de Roma, Madri, Miami e Indian Wells, o número um do mundo contabiliza agora nada menos que nove taças em 2011.

Além disso, o tenista sérvio é o primeiro tenista em mais de 18 anos a conquistar o primeiro torneio que disputa após se tornar o líder do ranking da ATP - o último a alcançar tal feito em sua "estreia" como melhor do mundo havia sido Pete Sampras, em abril de 1993, vencendo Jim Courier na decisão do ATP de Hong Kong.

De quebra, Djokovic ainda amplia seu histórico de superioridade diante do rival deste domingo. Em sete confrontos com Fish, atual número oito do ranking da ATP, o tenista balcânico venceu sete, perdendo apenas quatro sets em todo este retrospecto.

Na partida deste domingo, Fish adotou uma postura ofensiva e obrigou Djokovic a trabalhar mais do que de costume. No quinto game do primeiro set, o sérvio precisou salvar dois break points, assegurando um 3/2 na parcial. Aí, quebrou o americano, fez 4/2, confirmou seu serviço e conquistou mais uma quebra para fechar o set em 6/2.

Na segunda parcial, Djokovic salvou outro break point no primeiro game e confirmou seu saque. Mas no quinto game, mesmo salvando duas tentativas do rival, cedeu a quebra e permitiu a Mardy Fish fazer 4/2 no saque seguinte. A partir daí, quem dominou foi Fish, confirmando seus saques e quebrando Djokovic no nono game para fazer 6/3.

Tudo indicava equilíbrio na terceira parcial, mas Djokovic faz valer seu favoritismo no quinto game, quebrando o saque do rival. Aí, sacou para fazer 4/2, manteve o controle do jogo e, mesmo perdendo três match points, fechou o último set em 6/4.