Real e Barça começam temporada com clássico pela Supercopa

O Real Madrid e o Barcelona, os dois maiores clubes da Espanha, se enfrentam neste domingo no estádio Santiago Bernabeu de Madri, em partida de ida da Supercopa. O jogo de volta acontecerá na quarta-feira no Camp Nou, em Barcelona.

O confronto, entre o Real, vencedor da última Copa do Rei, e o Barça, atual campeão espanhol, acontece uma semana antes do início da temporada 2011-2012 da Liga.

Apesar das dúvidas sobre a forma das principais estrelas de ambos os times, o jogo desperta muito interesse no país em razão da rivalidade acirrada entre os dois clubes, acentuada pelos quatro clássicos disputados em apenas 18 dias entre abril e maio do ano passado.

Desses quatro jogos, o Real venceu apenas um, por 1 a 0 na prorrogação da decisão da Copa do Rei.

Já na semifinal da Liga dos Campeões, quem levou a melhor foi o Barcelona (vitória por 2 a 0 em Madrid e empate em 1 a 1 no Camp Nou), futuro vencedor da prova, que também superou o Real no campeonato local.

O Barça é o atual campeão da Supercopa, primeiro troféu da temporada na Espanha, que venceu no ano passado ao derrotar o Sevilha (derrota 3 a 1 na ida e vitória 4 a 0 em casa na volta.

Na Liga passada, o Real Madrid e o Barcelona empataram por 1 a 1 no estádio Santiago Bernabeu, mas o time da capital sofreu uma goleada histórica por 5 a 0 no Camp Nou.

Para a partida desse domingo, o Real poderá contar com dois dos seus reforços para essa temporada, o lateral português Fabio Coentrão e o atacante José María Callejón.

Já o Barça contratou o meia chileno Alexis Sanchez e as negociações com o meia Cesc Fabregas, do Arsenal, estão "muito avançadas", de acordo com o técnico Josep Guardiola.

Um dos destaques da pré-temporada do time catalão foi o atacante Thiago Alcântara, filho do Mazinho, que fez nesta quarta-feira contra a Itália (derrota por 2 a 1 em Bari) sua estreia com a seleção da Espanha.