Três equipes brasileiras garantem final em Weymouth

O desempenho da equipe brasileira de vela em Weymouth, no evento teste para Londres 2012, é um dos melhores envolvendo entre os 44 países que competem. O país conseguiu classificar três classes para a medal race e falta apenas a confirmação de Bruno Prada e Robert Scheidt na Star, que já lideram a competição com 10 pontos de vantagem sobre a dupla em segundo.

As atletas do 470 garantiram a presença na regata da medalha ficando na quarta colocação geral com 57 pontos perdidos. A dupla tem chance de subir ao pódio nesta sexta-feira. "Nossa estratégia foi somar poucos pontos durante a 10 regatas do 470 sem pensar em nenhuma outra tripulação. O trabalho deu certo na parte tática", contou Fernanda Oliveira.

Outro garantido na decisão é Bruno Fontes. O velejador da classe Laser ocupa a quinta posição com 75 pontos perdidos, mas não tem mais chance de pódio. "Nunca estive tão bem na classe e tenho um ano para trabalhar visando uma medalha de ouro em 2012. Mas antes, quero sair com o primeiro lugar dos Jogos Pan-Americanos", salientou Bruno Fontes, que apesar de disputar a final.

Na RS:X, o velejador Ricardo Winicki, o Bimba, estará na decisão da classe nesta quinta-feira. O brasileiro ficou em nono na classificação geral.

Classe Star ainda indefinida

Na última quarta-feira , as regatas da classe Star foram canceladas com mais de 35 nós na raia. Os líderes do campeonato, Robert Scheidt e Bruno Prada, aprovaram o cancelamento: "foi bom não correr, já que a chance de quebrar alguma coisa ou de ter uma colisão era muito grande. Nos próximos dias o vento deve diminuir", afirmou Robert Scheidt. Até agora, a Comissão realizou seis regatas da classe na raia olímpica.

A dupla tem 10 pontos de vantagem sobre a equipe da Irlanda. O objetivo, segundo o bicampeão olímpico, é repetir o desempenho apresentado no campeonato. "A gente está no meio do evento e é preciso continuar velejando bem. Nossa performance é excelente", reforçou Scheidt.

Weymouth

O evento teste em Weymouth é uma simulação do que deve ocorrer durante a disputada dos Jogos Olímpicos em 2012. A competição conta com os melhores do ranking mundial em oito classes. São 378 velejadores de 44 países. O Brasil é representado por 11 atletas.