Alonso lidera primeiro treino livre na Alemanha; Massa é 4º

O espanhol Fernando Alonso, da Ferrari, marcou o tempo de 1min31s894 e foi o mais rápido do primeiro treino livre para o Grande Prêmio da Alemanha de Fórmula 1, realizado no início da manhã desta sexta-feira. O companheiro de equipe Felipe Massa ficou em quarto.

Entre os dois pilotos da escuderia italiana apareceram os da Red Bull, com Mark Webber em segundo (1min32s217) e o líder do Mundial, Sebastian Vettel, em terceiro (1min32s268). O brasileiro Rubens Barrichello, da Williams, ficou apenas com a 14ª colocação.

O treino foi realizado em pista seca e teve novidades, com destaque para a presença de dois indianos na vaga de dois italianos. Narain Karthikeyan substituiu Vitantonio Liuzzi na Hispania e Karun Chandhok fez a primeira atividade a bordo da Lotus - ficará com a vaga de Jarno Trulli neste final de semana. Já na Force India, Nico Hulkenberg entrou no lugar de Paul di Resta.

Os pilotos das equipes mais fortes começaram a marcar voltas cronometradas após meia hora de atividade. Faltando 50 minutos para o fim, Vettel bateu Lewis Hamilton, da McLaren, e assumiu ponta, com quase meio segundo de vantagem para o inglês. No entanto, ele perderia a liderança para Fernando Alonso cerca de 20 minutos depois - o espanhol da Ferrari foi o único a andar na casa do 1min31s e não foi superado até o fim.