Damião brilha, e Inter se recupera com vitória de virada sobre o Avaí

Leandro Damião perdeu boas chances de gol, irritou seus torcedores e quase arrumou confusão com o zagueiro Dirceu. Tudo isso antes de brilhar e ajudar o Internacional a se recuperar no Campeonato Brasileiro. Com duas assistências e um gol do camisa 9, o time gaúcho venceu o Avaí por 3 a 1, de virada, na Ressacada, quebrando série negativa de três derrotas na competição.

O triunfo, que abriu a 11ª rodada do Brasileiro, é importante porque o Inter vive momento instável: ainda não tem técnico após a demissão de Paulo Roberto Falcão. O interino Osmar Loss não mexeu na formação titular e, assim, a equipe se aproveitou do fato de enfrentar uma das piores equipes da competição para voltar a triunfar. O time colorado soma 18 pontos, provisoriamente na 5ª colocação.

O jogo foi adiantado do final de semana porque o Internacional vai viajar para a Alemanha, onde vai disputar a Copa Audi, torneio amistoso da pré-temporada europeia. Na terça-feira, a equipe revê o Barcelona, da Espanha, clube sobre o qual conquistou o Mundial de Clubes de 2006. Se vencer, vai enfrentar o vencedor de Bayern de Munique e Milan, na quarta-feira.

Já o Avaí perde o embalo depois de levar 10 jogos para conseguir sua primeira vitória. Fora de casa, bateu o Atlético-GO na última rodada, mas segue sem dar o gosto do triunfo à sua torcida. O time segue se complicando nas últimas colocações do Campeonato Brasileiro. Aparece como 18º colocado, três pontos abaixo do Bahia, primeiro clube fora da zona de rebaixamento, e que ainda vai jogar nesta rodada.

O Inter só volta a campo em 31 de julho, quando vai receber o Atlético-GO no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, às 16 horas (de Brasília). Já o Avaí pega o Botafogo na quarta-feira, às 19h30, no Engenhão, no Rio de Janeiro.

O jogo

Os problemas para o Internacional começaram cedo, aos 11min de jogo. Zé Roberto sentiu pancada e, lesionado, foi substituído por Fabrício aos 13min. Foi dele a primeira boa oportunidade do jogo, pouco depois: recebeu bom lançamento de Tinga e invadiu a área pela esquerda, mas demorou a bater, dando tempo para a recuperação da zaga do Avaí, que conseguiu bloquear no momento do chute.

Leandro Damião, que acompanhou a jogada de longe, quase fez gol contra aos 27min. Em cobrança de falta do Avaí, ele desviou com os pés ao tentar o corte. A bola subiu e Muriel teve que se recuperar para evitar o gol de cobertura. Aos 39min, no entanto, o camisa 9 do Internacional recebeu cruzamento de Nei e cabeceou sozinho, mas Felipe evitou o gol.

O goleiro do Avaí não conseguiu segurar cruzamento rasteiro de Tinga aos 44min, mas Bruno salvou em cima da linha. O gol do Avaí surgiu já nos acréscimos da primeira etapa: William recebeu pela esquerda da área e furou a tentativa de finalização. No entanto, acabou atropelado por Bolívar. O pênalti foi anotado. O próprio atacante e viu Muriel defender, mas conseguiu aproveitar o rebote.

Já no segundo tempo, o Avaí se fechou para evitar riscos e aproveitar o contra-ataque. Leandro Damião, então, desequilibrou. O primeiro susto do visitante veio aos 9min, em cobrança de falta de D¿Alessandro que passou rente à trave esquerda de Felipe. Aos 20min, Andrezinho passou para o camisa 9 do Inter, que fez o pivô e devolveu na medida para a finalização no canto direito, empatando o jogo.

Apenas quatro minutos depois, Damião deixou o seu gol. Nei foi lançado pela direita e cruzou para o camisa 9, que desviou de primeira e virou o marcador. O Avaí, então, partiu para cima e quase marcou aos 38min, em bom chute da intermediária dado por William. A bola passou próxima ao ângulo esquerdo de Muriel.

Grande destaque do Internacional, Leandro Damião perdeu grande chance depois de lançamento de D¿Alessandro. Ele invadiu a área pela esquerda e bateu para fora. Nos acréscimos, se recuperou e devolveu passe para o meia argentino completar para as redes, durante contra-ataque. Com o goleiro vencido, o jogador estufou as redes e decretou a vitória do time gaúcho.