Confiante, Cielo treina em Xangai antes de anúncio do CAS

Mesmo correndo o risco de nem participar do Mundial de Esportes Aquáticos de Xangai, o nadador Cesar Cielo não deixou de cair na piscina nesta quinta-feira. Enquanto espera o resultado de seu julgamento por doping, que deve ser divulgado pela Corte Arbitral do Esporte (CAS, na sigla em inglês) às 18h locais (7h de Brasília), o campeão olímpico e mundial treinou durante o dia em piscinas auxiliares do Oriental Sports Center, centro aquático que recebe as competições na China.

Cielo manteve o silêncio que vem desde a divulgação de seu exame positivo para o diurético furosemida, em 1º de julho, e não falou após a sessão de treinos. De acordo com a CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos), o nadador deve treinar novamente na sexta-feira na piscina principal de competição, caso não sofra uma punição que o impeça de disputar o Mundial.

A audiência em caráter de urgência do brasileiro diante do CAS aconteceu na última quarta-feira, na Universidade de Ciência Política e Direito, em Sheshan. Ao lado dos colegas Nicholas Santos, Henrique Barbosa e Vinícius Waked, Cielo enfrentou quase seis horas de depoimentos e explicações, perdendo um dia de treinamentos.

Outros atletas da delegação brasileira que pensam em medalhas no Mundial também treinaram nesta quinta - casos, por exemplo, de Felipe França, Kaio Márcio e Bruno Fratus. As provas de natação começam no domingo com as preliminares dos 400 m livre, 50 m borboleta, 100 m peito e 4x100 m livre, no masculino; e 100 m borboleta, 200 m medley, 400 m livre e 4x100 m livre, no feminino.