Andre Brasil conquista sete ouros e bate recorde no Canadá

A equipe de para-natação brasileira conquistou 11 medalhas na Copa Canadense de Natação, em Montreal. Dentre os atletas, Andre Brasil levou sete ouros e também bateu o recorde mundial nos 50 m borboleta. A competição começou na última quinta-feira e terminou no domingo e reuniu alguns dos maiores nomes da modalidade paraolímpica e olímpica, como o norte-americano Michael Phelps.

Andre Brasil venceu em todas as provas que disputou. Além disso, nos 50 m borboleta, classe S10, o atleta fez o tempo 25s25 e conseguiu bater o recorde mundial que antes pertencia ao espanhol David Levecq (25s59). Com o feito, o brasileiro passa a ser o nadador paraolímpico mais veloz do mundo na prova.

"Ainda na fase classificatória, Andre bateu o recorde com o tempo de 25s37 e conseguiu baixar para 25s25 na final. Esta prova (50 m borboleta) é oferecida em eventos abertos, mas não faz parte do programa oficial das Paraolimpíadas", explica o coordenador nacional da modalidade, Murilo Barreto.

Além de Brasil, Carlos Farrenberg, Phelipe Andrews e Susana Ribeiro também participaram da competição. Para Barreto, a competição internacional é um reforço na preparação dos atletas para a maior disputa do ano: os Jogos Parapan-Americanos em Guadalajara. "A competição serviu para que nossos atletas ganhassem mais experiência".

O Brasil conquistou oito medalhas de ouro, duas de prata e uma de bronze na Copa Canadense.