Em jogo adiado, Santos bate América-MG com gol contra

Mesmo após o título da Copa Libertadores, o sinal de alerta estava ligado na Vila Belmiro com o time na zona de rebaixamento. Porém, neste sábado, o Santos derrotou o América-MG por 1 a 0 no Estádio do Pacaembu em partida adiada da quinta rodada do Campeonato Brasileiro. Com a vitória, garantida com um gol contra de Anderson, o time alvinegro escapa da zona de rebaixamento.

O gol do triunfo santista aconteceu logo aos 6min de partida. Danilo alçou na área em cobrança de falta e o zagueiro Anderson cabeceou contra as próprias redes, definindo a sexta partida sem vitória do América.

A vitória tirou a equipe paulista da zona de rebaixamento. Agora, o Santos está em 11º lugar com oito pontos, ainda com um jogo a menos que os rivais. O time mineiro permanece entre os quatro últimos colocados, com cinco pontos na 18ª posição.

Como teve a partida contra o Fluminense adiada, o Santos só voltará a campo no próximo domingo contra o Palmeiras, às 18h30 (de Brasília), novamente no Estádio do Pacaembu. O América vai encarar o mesmo adversário, mas na quinta-feira, às 21h (de Brasília), em Sete Lagoas.

O jogo

Com vários desfalques, o Santos entrou em campo parecendo que estava com todos os titulares. A equipe começou a partida em cima do primeiro gol. Aos 3min, Alex Sandro fez boa jogada e tocou para Borges na área. O centroavante saiu na cara do gol, mas pegou mal na bola e finalizou para fora.

E a equipe comandada por Muricy Ramalho não precisou suar muito a camisa para abrir o marcador no Pacaembu. Aos 6min, lançou na área em cobrança de falta. Na primeira trave, o zagueiro Anderson tentou cortar e acabou cabeceando contra as próprias redes, sem chances de o goleiro Flávio reagir.

O gol sofrido animou o América-MG, que partiu para cima em busca do gol de empate. Aos 11min, Rodriguinho fez boa jogada individual pelo lado esquerdo e tocou para Gilson. O lateral cruzou na área e o Marcos Rocha apareceu na área para finalizou para fora.

A equipe mineira continuou no campo de ataque, mas a posse de bola não resultou em chances de gol. Pelo contrário, o Santos voltou a assustar aos 27min. Alex Sandro aproveitou rebote na área e finalizou forte. A bola desviou na zaga do América e quase enganou o goleiro Flávio, saindo para escanteio.

A partida continuou com baixo nível técnico. Tanto que o lance que mais chamou a atenção foi a dividida do goleiro Rafael com o lateral Gilson. O técnico Muricy Ramalho teve que alterar a equipe ainda no primeiro tempo. Lesionado, o lateral/volante Danilo saiu para a entrada de Rodrigo Possebon.

A melhor jogada criada durante os quarenta e cinco minutos iniciais aconteceu já no final. Aos 40min, Pará ganhou disputa de bola no campo de ataque, invadiu a área e finalizou tirando do goleiro, mas na rede pelo lado de fora.

Para o segundo tempo, o América-MG voltou com Fabrício no lugar do zagueiro William Rocha. A alteração surtiu efeito e o meia teve a primeira finalização certa no gol. Aos 6min, o jogador finalizou da entrada da área colocada e a bola passou rente à trave da meta defendida por Rafael. O Santos respondeu dois minutos depois com Borges, que finalizou para defesa de Flávio.

Mesmo sem apresentar um bom futebol, o time mineiro continuou aproveitando os espaços na defesa santista e chegando perto do tento de empate. Aos 11min, a bola ficou rondando a área santista e o atacante Fábio Júnior aproveitou para finalizar. Dentro da pequena área, o camisa 7 finalizou de sola por cima do gol.

Depois de tirar de alterar o esquema com três zagueiros, o técnico Mauro Fernandes resolveu deixar o América ainda mais ofensivo com a entrada do atacante Kempes no lugar do volante Glauber. Porém, a equipe continuou parando na zaga santista ou na falta de pontaria dos atacantes.

Satisfeito com o resultado, o técnico Muricy Ramalho sacou o improdutivo meia-atacante Roger para a entrada do zagueiro Bruno Rodrigo. O América tentou até o final, mas sai do Estádio do Pacaembu com a derrota e ainda na zona de rebaixamento.

Santos 1 x 0 América-MG

Gol Santos: Anderson - contra - aos 6min do 1º tempo

Santos Rafael; Pará, Durval, Edu Dracena e Léo; Arouca, Danilo (Rodrigo Possebon), Alex Sandro (Charles) e Roger (Bruno Rodrigo); Rychely e BorgesTécnico: Muricy Ramalho

América-MG Flávio; Anderson, Gabriel e William Rocha (Fabrício); Marcos Rocha, Dudu, Glauber (Kempes), Rodriguinho (Netinho) e Gilson; Alessandro e Fábio JúniorTécnico: Mauro Fernandes

Cartões AmarelosSantos: Bruno Rodrigo

América-MG: William Rocha e Marcos Rocha

Árbitro Wilton Pereira Sampaio (DF)

Local Estádio do Pacaembu, São Paulo (SP)