Colômbia vence Costa Rica no Grupo A da Copa América

SAN SALVADOR DE JUJUY, Argentina, 2 Jul 2011 (AFP) -Colômbia bateu Costa Rica por 1 a 0 na tarde deste sabádo, no estádio 23 de Agosto da cidade de Jujuy, pela primeira rodada do Grupo A da Copa América, mostrando um futebol limitado.

O único gol da partida foi marcado pelo volante Adrián Ramos, aos 45 minutos.

A Costa Rica jogou a maior parte do tempo com dez homens, após a expulsão do volante Randall Brenes, aos 27 minutos.

A Colômbia foi melhor mas não convenceu, ganhando pelo placar mínimo diante de um adversário teoricamente mais fraco e com dez homens.

No início, a Costa Rica surpreendeu com uma leve superioridade, a partir de um esquema de muito empenho e trabalho coletivo em todas as linhas, com boa atuação de Madrigal pelo setor esquerdo.

Apesar do domínio, a Costa Rica não ameaçava o gol da Colômbia, que tinha menos posse de bola mas chegava com mais perigo.

Por volta dos dez minutos, Radamel Falcao García ameaçou com um voleio, antes de um disparo de fora da área de Ramos que exigiu boa defesa do goleiro Moreira.

Com o passar do tempo, a Colômbia ganhou confiança e passou a controlar as ações, enquanto a Costa Rica abusava do jogo violento. Em uma destas jogadas, o árbitro chileno Osses expulsou Randall Brenes, aos 27, por uma dura entrada em Amaranto Perea.

Logo em seguida, o técnico colombiano, ''Bolillo'' Gómez, colocou Hugo Rodallega no lugar de Abel Aguilar para reforçar o ataque e a Colômbia passou a chegar com mais frequência na área de Moreira, que se tornaria o destaque do jogo.

A pressão colombiana deu resultado aos 45 minutos, quando Freddy Guarín acertou um lançamento espetacular para Ramos, que entrou pelo centro, driblou o goleiro e definiu o placar.

No segundo tempo, o técnico Ricardo La Volpe colocou Elizondo no lugar de Campbell e a Costa Rica ameaçou em algumas ocasiões, primeiro com Madrigal, que Perea salvou, e depois em cobrança de falta de Guzmán que raspou a trave.

A Colômbia deu o troco com um perigoso disparo cruzado de Rodallega, que Moreira salvou de forma espetacular, e com uma cabeçada de Falcao contra o travessão.

Nos minutos finais, a equipe de ''Bolilllo'' Gómez se contentou com o placar magro e passou a administrar o resultado, tocando a bola para envolver o jovem time do técnico La Volpe.

A Colômbia assumiu a liderança do Grupo A, com três pontos, à frente de Argentina e Bolívia, que empataram por 1 a 1 na véspera e têm uma unidade. Costa Rica segura a lanterna.

Na próxima rodada, a Colômbia pega a Argentina, em Santa Fé, enquanto a Bolívia joga com a Costa Rica, em Jujuy.