Na semifinal do torneio feminino de Wimbledon, a russa Maria Sharapova derrotou a surpresa da competição, a alemã Sabine Lisicki, por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/3. Com isso, a cabeça de chave número cinco será a adversária de Petra Kvitova na final do tradicional Grand Slam inglês. A última vez que a Sharapova disputou a final do torneio foi em 2004, justamente quando conseguiu seu último título do Grand Slam ao bater Serena Williams por 2 sets a 0, com parciais de 6/1 e 6/4.
Lisicki começou a partida assustando a tenista russa. Após confirmar seu serviço no primeiro game do jogo, a alemã não tomou conhecimento de Sharapova e quebrou o serviço da sua adversária fazendo rapidamente 0-40. Após confirmar novamente seu serviço, Lisicki teve um novo break point a seu favor, mas a tenista russa conseguiu segurar sua adversária.
A partir daí, Sharapova entrou no jogo e devolveu a quebra de serviço no quinto game. No nono game, a tenista russa confirmou seu bom momento e quebrou novamente o serviço de Lisicki e, no game seguinte, fechou o set por 6/4 em um belo ace.
Sharapova manteve seu domínio no segundo set, quando quebrou o serviço de Lisicki logo no primeiro game e confirmou seu serviço no segundo. A russa manteve seu bom momento quebrando novamente o serviço da alemã. Com duas quebras de vantagem, a partida estava nas mãos de Sharapova, mas Lisick mostrou reação.
No game seguinte, a alemã se recuperou e conseguiu devolver a quebra após uma dupla falta da russa. Mas Sharapova não deixou por menos e conseguiu três break points ao fazer 0-40 no game seguinte. Lisicki se defendeu e chegou a empatar o game, mas Sharapova conseguiu a vantagem e a quebra após um erro da alemã. No game seguinte, a tenista russa teve de defender dois break points para confirmar seu serviço. Lisicki confirmou seu serviço e conseguiu se manter viva no jogo ao quebrar o serviço de Sharapova quando a russa sacava para fechar a partida. Mas, no game seguinte, Sharapova quebrou novamente o serviço de Lisicki e fechou o set por 6/3. Com isso, a russa volta a uma final de Grand Slam, partida que ela não disputava desde 2008, quando jogou a final do Aberto da Austrália.