Coritiba bate Ceará e deixa zona de rebaixamento

O Coritiba venceu o Ceará por 3 a 1, nesta quarta-feira, no Couto Pereira, em partida válida pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, a equipe paranaense voltou a vencer depois de três rodadas e chegou a sete pontos e deixou a zona de rebaixamento. O Ceará, com a mesma pontuação, foi ultrapassado pelo Coritiba devido ao saldo de gols.

O jogo marcava a reedição da semifinal da Copa do Brasil deste ano, quando o Coritiba se classificou à decisão da competição após empatar sem gols no Presidente Vargas e ganhar por 1 a 0 no Couto Pereira. Assim como na Copa do Brasil, o Coritiba novamente teve motivos para comemorar.

Na próxima rodada, o time paranaense enfrentará o Figueirense, novamente no Couto Pereira. Já o Ceará, também em casa, duelará com o Atlético-MG.

Jogo

A partida teve início truncado com as duas equipes marcando forte no meio de campo. No único momento de perigo durante o começo da partida, Marcos Aurélio finalizou de fora da área, aos 5min, e Fernando Henrique fez boa intervenção.

Com o tempo, o Coritiba passou a ter maior posse de bola, mas tinha dificuldade para atacar. O Ceará, por sua vez, se fechava no campo defensivo, esperando o momento do contra-ataque.

Aos 17min, Léo Gago arriscou de fora da área e mandou à direita do alvo. No minuto seguinte o Ceará respondeu em cobrança de escanteio. Thiago Humberto levantou da direita e Heleno cabeceou por cima da meta.

Jogando em casa, o time paranaense passou a levar mais perigo. Participativo, o meia Tcheco fez boa jogada pelo meio, aos 23min, e tocou na área para Leonardo, mas Fabrício apareceu no momento exato e afastou.

Melhor na partida, o Coritiba abriu o placar da partida aos 31min. Após lançamento longo para a área, Éverton Costa cabeceou no travessão e no rebote, Leonardo completou para as redes.

Embalado, o time da casa ampliou a vantagem três minutos depois. Jonas cruzou da direita e Éverton Costa furou no momento da finalização. Porém, o jogador ainda conseguiu chegar antes de Fernando Henrique e chutou para o fundo do gol.

Até o final do primeiro tempo, o Ceará ainda teve duas oportunidades para marcar. Aos 36min,Vicente arrematou forte da esquerda, mas Edson Bastos fez boa intervenção. Oito minutos depois, Thiago Humberto cobrou falta na área, Diego Sacoman cabeceou colocado e novamente Edson Bastos apareceu bem. Com isso, o time paranaense levou a vantagem de dois gols para o intervalo.

Atrás no marcador, o Ceará voltou melhor para o segundo tempo e pressionava no campo de ataque. Porém, quem marcou foi o time da casa. Aos 9min, Léo Gago finalizou de fora da área e mandou no canto direito, superando o goleiro Fernando Henrique. No minuto seguinte, o Ceará conseguiu diminuir. Washington aproveitou sobra da zaga e concluiu no canto esquerdo de Edson Bastos.

Após os dois gols em sequência, a partida ficou mais movimentada, sendo que a equipe visitante era mais ofensiva. Aos 14min, Thiago Humberto cobrou falta com força e o goleiro adversário fez boa defesa.

No entanto, logo o ritmo do jogo diminuiu e a equipe cearense passou a trocar muitos passes no meio de campo, sem assustar o adversário. O Coritiba levou perigo aos 27min, quando Marcos Aurélio tocou para Eltinho no bico da área e o lateral chutou em cima de Fernando Henrique. Contudo, o placar da partida já estava definido.

Aos 37min, Washington ainda foi expulso após dominar a bola com o braço e receber o segundo cartão amarelo.

Coritiba 3 x 1 Ceará

Gols

Coritiba: Leonardo, aos 31min do primeiro tempo; Éverton Costa, aos 34min do primeiro tempo; Léo Gago, aos 9min do segundo tempo Ceará: Washington, aos 10min do segundo tempo

Coritiba: Edson Bastos; Jonas, Émerson, Pereira e Eltinho; Willian, Léo Gago, Tcheco (Gil) e Éverton Costa (Geraldo); Marcos Aurélio (Davi) e Leonardo. Técnico: Marcelo Oliveira

Ceará: Fernando Henrique; Boiadeiro, Fabrício, Diego Sacoman e Vicente; Michel, Heleno (Felipe Azevedo), Rudnei e Thiago Humberto (Diguinho); Osvaldo (Iarley) e Washington. Técnico: Vágner Mancini

Cartões amarelos Coritiba: Willian, Éverton Costa, Pereira e Davi Ceará: Boiadeiro, Washington, Thiago Humberto e Diguinho

Cartões vermelhos Ceará: Washington

Árbitro Alicio Pena Junior (MG)

Público 10.799 pessoas

Local Couto Pereira, Curitiba (PR)