Sob os olhares de Pippa Middleton, o francês Jo-Wilfried Tsonga bateu o suíço
Roger Federer nas quartas de final do torneio de Wimbledon por 3 sets a 2,
parciais de 3/6, 6/7 (3-7), 6/4, 6/4 e 6/4. Com isso, o número 12 do mundo
avança na competição e pega na semifinal o sérvio Novak Djokovic, que venceu o
australiano Bernard Tomic, revelação do torneio, por 3 sets a 1.
Federer começou o jogo arrasador. Logo após confirmar seu serviço, o suíço quebrou o saque de Tsonga, abrindo 2 games a 0 no primeiro set. O tenista francês teve chance de se recuperar no quarto game, quando teve duas chances de quebrar o saque de Federer, mas acabou desperdiçando as oportunidades. A partir daí, bastou ao favorito confirmar seus serviços para fechar o set em 6 a 3.
No segundo set, os dois tenistas mostraram boa regularidade e confirmaram seus serviços sem dar chances para quebras do adversário. Com isso, o set foi para o tie-break. No game decisivo, Federer abriu 5 a 0 de vantagem sobre Tsonga. O francês até tentou uma reação defendendo dois set points, mas não resistiu à direita de Federer, que fechou o set vencendo o tie-break por 7-3.
O terceiro set começou como o segundo, com os dois tenistas confirmando seus serviços. No terceiro game, Tsonga conseguiu duas chances para quebrar o serviço do suíço ao abrir 15-40. Federer até conseguiu empatar o game, mas após conseguir a vantagem, Tsonga confirmou a quebra e, no game seguinte, abriu a vantagem de 3 a 1. Os dois tenistas continuaram confirmando seus serviços até Tsonga sacar para fechar o set. Federer chegou a defender três set points, mas no quarto o francês conseguiu confirmar seu serviço e fechar o set por 6 a 4.
Federer abriu o quarto set mostrando estar forte na partida e confirmou seu serviço sem perder nenhum ponto. Tsonga não deixou por menos e fez a mesma coisa no seu serviço, empatando o set. No game seguinte, o francês manteve o bom momento e fez 0-40. Federer defendeu dois break points, mas na terceira chance Tsonga bateu o suíço e abriu a vantagem de 2 games a 1. Sem dar chances para Federer reverter a vantagem, o francês confirmou seus serviços e fechou o set com um novo 6 a 4.
Em um melhor momento na partida, Tsonga quebrou o serviço de Federer logo no primeiro game do quinto set. Consistente em seus saques, o francês não deu chances para o número dois do mundo se recuperar na partida e fechou o quinto set e o jogo em 6 a 4.