Ministro diz que São Paulo não deve ter jogos da Copa das Confederações

O ministro do Esporte, Orlando Silva, afirmou nesta sexta-feira em São Paulo que se o estádio do Corinthians não ficar pronto até 2013, a cidade não deve ser sede da Copa das Confederações, evento preparatório para a Copa do Mundo de 2014.

"Se São Paulo não estiver pronta, o adequado é não ter a competição aqui. Não se pode beneficiar quem não cumpriu os prazos. A Copa das Confederações é um evento teste. Temos de testar o estádio que irá ter jogo da Copa e não outros. Mas quem decide isso é a Fifa", disse.

Segundo ele, estádios como a futura Arena Palestra ou o Morumbi não devem servir de palcos para o evento. "Não é razoável que a Fifa beneficie ou estimule dirigentes e gestores que não cumprirem o que estava previsto".

Silva lamentou o fato de a capital paulista estar tão atrasada na construção de um estádio. "São Paulo é uma cidade mais preparada do que as outras. Tem de ter hotelaria, serviços, mobilidade.E nisso São Paulo está mais adiantada.

Gilmar Tadeu Ribeiro Alves, secretário especial de Articulação para a Copa do Mundo 2014, disse que todos os esforços serão feitos para que o estádio paulista esteja pronto a tempo de sediar o evento.

"Falta pouco para começar a obra e hoje, se houver vontade política e dinheiro, há tecnologia suficiente para que a obra seja erguida", disse.