Com chuva e acidente forte de Vettel, Alonso domina 1º treino na Turquia

ISTAMBUL - Como já era previsto pela meteorologia, a chuva castigou equipes e pilotos da Fórmula 1 no primeiro treino livre do GP da Turquia, nesta sexta-feira. Na movimentação, marcada por um acidente forte do líder do campeonato, Sebastian Vettel, quem se deu melhor com o tempo ruim foi Fernando Alonso, da Ferrari, que marcou 1min38s670.

O treino desta sexta-feira foi marcado por derrapadas de vários pilotos por conta da pista molhada em Istambul. Timo Glock, Pastor Maldonado, Paul di Resta e Michael Schumacher, por duas vezes, foram alguns que saíram da pista. O alemão heptacampeão mundial chegou a reclamar, via rádio, da aquaplanagem na pista.

Mas quem mais sofreu com a situação foi o atual campeão Vettel. Primeiro, o piloto da Red Bull escapou, atrapalhando uma de suas primeiras voltas na pista. Na sequência, faltando pouco menos de meia hora para o fim, Vettel subiu na grama e acabou colidindo forte, destruindo seu carro e gerando uma bandeira vermelha do treino, que ficou interrompido por mais de 10 minutos.

Antes da batida de Vettel, Alonso já havia dominado a primeira hora de pista liberada. Com sua Ferrari, ele marcou um tempo cerca de 1s40 mais rápido que Nico Rosberg, da Mercedes. Depois do carro da Red Bull ser guinchado e a pista liberada, todos correram para pista, mas com a chuva mais forte que antes da paralisação, ninguém conseguiu superar o tempo de Alonso.

O segundo lugar ficou mesmo com Rosberg, com o tempo de 1min40s072, seguido pelo seu companheiro Michael Schumacher. Entre os brasileiros, Felipe Massa marcou o sétimo melhor tempo, com 1min40s697. Já Barrichello, que deu poucas voltas na pista, ficou com o 14º lugar no treino, conseguindo 1min43s913.