Brasileira campeã do Pan vai à final em Copa do Mundo do pentatlo moderno

Campeã do pentatlo moderno nos Jogos Pan-americanos de 2007, a brasileira Yane Marques confirmou vaga na final da etapa de Budapeste da Copa do Mundo. Atualmente na sexta colocação do ranking mundial, ela somou nesta quinta-feira 3.908 pontos em sua bateria, terminou entre as 36 melhores e, no sábado, brigará por uma medalha na final da competição húngara.

Yane, que compôs o grupo B da semifinal, começou bem logo na natação, quando nadou os 200 m livre em 2min17s29 e somou 1.156 pontos. Depois, ela venceu 20 jogos de esgrima e arrecadou mais 880; na última prova do dia, que combina tiro e corrida, a pernambucana recebeu 1.872 ao completar a disputa em 13min02s66.

Única brasileira entre as 36 finalistas, Yane teve o 25º melhor desempenho geral - a nona em sua bateria. A melhor atleta das disputas desta quinta foi a francesa Elodie Clouvel, integrante do grupo A das semifinais, que faturou um total de 4.092 pontos. Já na chave B, da pernambucana, a melhor foi a ucraniana Victoria Tereshuk, que acumulou 3.960 pontos.

O Brasil foi representado por outras duas atletas na semifinal de Budapeste: Priscila Oliveira e Larissa Lellys, que não conseguiram se classificar entre as 36. Priscila foi a 23ª da chave A com 3.700 pontos, enquanto Larissa fez 3.660 no 20º posto do grupo B.

Enquanto Yane Marques terá a sexta-feira para se preparar para a final, três brasileiros entram em ação na semi masculina. O Brasil será representado por Daniel Santos, Luís Magno e Wagner Romão, que disputarão uma vaga para a decisão de domingo, dia 8.