Piscina para as Paraolmpíadas de 2012 recebe "último azulejo"

LONDRES - Em evento simbólico realizado nesta segunda-feira, em Londres, a nadadora paraolímpica Elizabeth Johnson colocou o último azulejo na piscina principal do Centro Aquático de Londres, onde serão disputadas diversas modalidades de natação dos próximos Jogos Paraolímpicos, entre os dias 29 de agosto e 9 de setembro de 2012, na Inglaterra. A solenidade marcou a contagem regressiva de 500 dias até o início da competição.

Ouro nos 100m peito em Pequim-2008, a atleta colocou, de forma simbólica, a lajota de número 180 mil no local. "Mal posso esperar para competir no Centro Aquático na frente de milhares de torcedores", imaginou a nadadora de 26 anos, em declaração dada à BBC.

Para o presidente do comitê das Olimpíadas de 2012, Lord Coe, a entrega da piscina olímpica deve simbolizar o maior envolvimento possível dos londrinos com a competição - que simboliza a volta das Paraolimpíadas à cidade inglesa, onde os primeiros passos para uma competição destinada aos portadores de deficiência foi realizado pela primeira vez, em 1948, antes da oficialização do Comitê Olímpico Internacional para a sua realização, em Roma (1960).

"Os Jogos Paraolímpicos de Londres 2012 serão um dos eventos esportivos mais memoráveis ??e as pessoas terão a oportunidade de presenciar, aqui no Reino Unido, atletas de elite competindo dentro do mais alto nível possível", afirmou.

Com custo estimado em R$ 691,2 milhões, o Centro Aquático de Londres tem previsão de entrega até setembro deste ano e será testado em algumas competições especiais para avaliar a eficiência da obra.