Bayern goleia e afasta Leverkusen da liderança do Campeonato Alemão

BERLIM - Apenas coadjuvante nesta temporada do Campeonato Alemão, o Bayern de Munique continua seu processo de recuperação no torneio para, ao menos, garantir uma das vagas para a próxima Liga dos Campeões. Neste domingo, na Allianz Arena, em Munique, a equipe comandada pelo técnico interino Andries Jonker não tomou conhecimento do vice-líder Bayer Leverkusen, goleando a equipe do meia brasileiro Renato Augusto por 5 a 1. Grande destaque para Mário Gomez, que com os três gols marcados assume a artilharia do torneio, com 22 gols. Ribéry e Rolfes (contra) anotaram para a equipe da casa, enquanto Derdiyok descontou.

O resultado é expressivo por se tratar da primeira vitória da equipe bávara após a demissão do técnico Louis Van Gaal, no último domingo, após o empate com o Nuremberg, além de quebrar série invicta de oito jogos sem derrota do Leverkusen no Alemão (com cinco vitórias consecutivas) e deixar a equipe como a nova terceira colocada da liga, com 55 pontos, ultrapassando o Hannover, que empatou sem gols com o Hamburgo no último sábado e ficou com 54.

Na perseguição ao líder Borussia Dortmund, o Bayer pode ver a vantagem crescer para oito pontos, caso a equipe vença o Freiburg, jogando em seus domínios, pelo encerramento da 30ª rodada, faltando apenas quatro para o encerramento do torneio.

A vantagem dos anfitriões foi construída graças a duas bobeiras do Leverkusen: logo aos 7min, Schweinsteiger executou cruzamento da direita e o meio-campo Rolfes testou para as próprias redes, abrindo a contagem.

E na falha do chileno Vidal, começou o show do atacante Mário Gomez. O volante tentou tocar de calcanhar dentro da área, para evitar um escanteio e deu a bola nos pés de Müller, que entregou na medida para o centroavante completar, aos 28min. Aos 44min, Gomez bateu certeiro, aproveitando novo passe de Müller. Um minuto depois, o matador recebeu nova assistência de Schweinsteiger para fazer seu terceiro na partida e o quarto do Bayern.

Na volta do intervalo, os visitantes diminuiram com Derdiyok, que aproveitou bola perdida pelo alto, tocando no canto do goleiro Butt, aos 17min.

Quando o Leverkusen tentava voltar ao jogo, o talento do francês Franck Ribery entrou em cena. O meia recebeu bola espirrada na entrada da área, tocou entre as pernas de Reinartz e deslocou o goleiro Adler, ampliando para 5 a 1, ratificando a partida desastrosa do então embalado vice-líder do Alemão, que só não saiu com um placar mais elástico por falta de sorte e capricho dos atacantes da equipe bávara, que chegou a acertar a trave com Ribéry, no fim da partida.